“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
6 de julho de 2023Sobre o jejum verdadeiro…
8 de julho de 202307 de Julho, 6ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho Mt 9,9-13
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus chama Mateus e é atendido na hora. Ao mesmo tempo, um grande preconceito aparece na narrativa e marca uma discussão de Jesus revelando que veio para aqueles que mais precisam dele, os pecadores. Quem se julga sem pecado não precisa do Cristo e, além disso, julga o acolhimento e o amor de Jesus pelos pecadores.
Meditação: O que o texto me diz?
A coletoria de impostos foi o lugar onde Mateus foi chamado a confiar no Senhor e segui-lo. O Senhor nos chama do lugar que estivermos para fazermos as mudanças necessárias em nossa vida e a confiar cada vez mais Nele.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de também responder prontamente o seu chamado.
Peçamos perdão por todas as vezes que julgamos nossos irmãos e irmãs e por todas as vezes que pensamos que alguém não merece estar na comunidade de Jesus.
Peçamos também ao Espírito Santo a graça de compreender que Jesus veio para os pecadores, e isso significa que ele veio para mim e para todos os meus irmãos e irmãs.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Os fariseus do evangelho de hoje receberam um ensinamento de Jesus. No silêncio da contemplação, permitamos que Deus nos ajude a compreender sua palavra. Que o Pai nos envie sua Ventania de Amor e que esta gere Jesus em nossas vidas.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
A refeição na casa de Mateus congrega muitos outros que viviam a mesma situação de pecado e rejeição na mesa com Jesus. Mateus faz de seu chamado não uma exclusividade, mas uma oportunidade para que outros tantos também encontrassem Jesus. Nós também devemos agir assim, fazendo de nosso chamado um serviço, convertendo-nos de fiscais cobradores a misericordiosos servidores.
Equipe do Lectionautas.