A minha alma engrandece o Senhor!
22 de dezembro de 2020Glória a Deus no mais alto dos céus!!
24 de dezembro de 2020DIA: 23/12/2020 – Quarta-feira
Lc 1,57-66
Leitura: o que o texto diz?
Silencie… revisitar a narrativa do nascimento de João e se deixar contagiar pelo clima de grande alegria pelo nascimento do filho de Isabel, uma mulher estéril e de idade avançada. Os vizinhos compartilham da sua alegria. O nome que o identificará é João, afirma Izabel. Zacarias confirma: “João é o seu nome”, recupera a fala e louva a Deus. Tais sinais causam temor e a notícia se espalha… questionam: “’O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele”.
Meditação: O que o texto me diz?
O nascimento de João é um acontecimento maravilhoso, inédito, a mãe é idosa, estéril, o nome é uma surpresa, o pai recupera a fala. São muitos os sinais que evidenciam a ação que é mesmo Deus quem realiza. João, o escolhido e que prepara os caminhos do Senhor. Seu nome evidencia sua missão de ser profeta, eleito por Deus, ele quem nos alerta, como lembra a música: “Abre coração e preparai vosso caminho com alegria, porque Jesus que vai chegar, é o Messias”
Oração: O que o texto me faz dizer?
Querido Deus, são vários os acontecimentos que causam grande alegria(lembrar os vários fatos ao longo da vida que foram causa de grande alegria), também sinto sua presença que me acompanha, fortalece na missão que tu mesmo me chama, capacita e envia.
Agradeço pela tua presença pois, de fato, tua mão está comigo!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O nome João traz sua missão. Penso em meu nome, qual o significado? Qual a minha missão? Que sentido e orientação de vida tenho experimentado?
Tenho me deixado guiar pelo amor, pela mão de Deus?
Rezo a experiência de ser chamada(o) por Deus pelo nome e para uma missão, aconchego-me silenciosamente na palma da sua mão… escuto, agradeço…
Ação: O que posso fazer do texto?
João é quem nos convida: “Preparai os caminhos do Senhor”. Com alegria, celebremos a missão de João e revendo minha missão pessoal, penso: como tenho me preparado para a chegada do Menino Deus? Retomo o último versículo…
“’O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele.”
Quais sinais da presença de Deus que me chama, envia e conduz tenho percebido e experimentado?
Ana Angélica Ribeiro, pedagoga, especialista em catequese, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2