“…alegrai-vos, porque grande é vossa recompensa nos céus”
29 de janeiro de 2023“Quem me tocou?”
31 de janeiro de 202330 de janeiro/2023, segunda-feira da 4ª Semana do Tempo Comum
(Mc 5, 1-20) “Ele foi e começou a Proclamar”
Leitura: o que o texto diz?
Nesta perícope do evangelho de Marcos, o evento que acontece com Jesus e o homem endemoninhado é o verdadeiro clímax de grande maioria dos relatos bíblicos. Podemos observar a autoridade de Jesus sobre os espíritos impuros. Além disso, a misericórdia de Jesus que é reflexo vivo em seu olhar apresenta uma reação que leva do desconforto para o conforto. Creio que seja esse o aspecto que passa nos olhos do homem e que acabam libertando-o juntamente com a ordem que Jesus estabelece ao demônio. O inimigo reconhece a autoridade de Jesus, e sabe que o mesmo tem poder sobre ele.
Meditação: O que o texto me diz?
Essa perícope do evangelho de marcos nos convida a estarmos abertos e disponíveis ao seu olhar profundo no centro do nosso coração. Devemos olhar a Jesus com sinceridade e apoiar em sua face nosso ser. Da mesma forma que Ele apresenta leveza ao homem endemoninhado, ele apresenta leveza em seu olhar a cada um de nós. O Senhor quer ter a todos em comunhão e em estado de paz.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Aprofundemos o texto desta passagem do evangelho de marcos, Jesus quer ter um encontro pessoal conosco, portanto, paremos para rezar um pouco com nossa condição e apresentemos a Jesus. Possamos assim, também se ajoelhar diante de Jesus e colocar nossas forças e receios nele, todo medo, inconsistência, fragilidade, raiva, desânimo. E ele por sua vez, com sua leveza e paz, transmite sua benevolência aos nossos corações.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Entremos no caminho desta contemplação com nosso ser aberto, disponível a apresentar ao Senhor as nossas fragilidades. Para os padres do deserto, os demônios gritam em nós através dos nossos pecados. Portanto, apresente ao senhor, dê nome aos seus pecados, reconheça que o cometemos muitas vezes, e peçamos a misericórdia de Deus. O homem quando viu Jesus correu ao seu encontro, como quem tem sede e pressa pelo primeiro encontro. Possamos também nós, correr ao encontro do Senhor sempre que necessário, corramos ao encontro daquele que tem vida e vida em plenitude.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Esse evangelho apresenta a cada um de nós o caminho da conversão. Todos os dias temos a oportunidade de ter um encontro com Jesus, seja qual for o tipo de ambiente, Ele esta ali nos esperando. Saibamos que a conversão em Jesus deve sempre ter uma resposta, uma iniciativa, e para quem vive o evangelho não é diferente, deve-se proclamar aquilo que temos por experiência pessoal. O homem endemoninhado, quando passa pelo exorcismo subitamente já sente o anseio por pregar a boa nova, de falar como é bom ser de Deus, e claro, reconhecer que sua vida é dom de Deus.
Ir. Gerfeson Moura,INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mora em Fortaleza-CE.