
O pai misericordioso
30 de março de 2025
“Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina”
1 de abril de 2025
31 de março, 2ª feira, 4ª semana da Quaresma.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 4,43-54
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje retoma uma questão importante: o que falta para que a fé possa atingir os nossos corações? Necessitamos de sinais e prodígios? Muitas vezes buscamos Jesus apenas para receber os benefícios que Ele pode nos dar através de seus gestos de cura, mas não estamos dispostos à conversão nem a acolhermos a proposta do Reino que Ele veio trazer.
Meditação: o que o texto me diz?
Se, por um lado, a alegria com que Jesus é acolhido na Galileia é fruto da expectativa de ver milagres, por outro lado, o funcionário do rei tem um estado de ânimo diferente, pois é a vida do seu filho que está em jogo. Ele vai embora confiante na palavra de Jesus. Ele crê sem ter visto nenhum sinal. Houve um verdadeiro encontro com Jesus. E, quando soube que o filho estava vivo, abraçou a fé.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor coragem para que possa renovar sua vida e a vivência da sua fé nele. Peça pela paz no mundo, pela saúde do Papa Francisco.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Imagine-se na cena do evangelho sendo um dos personagens. O que você experimenta diante desse homem que abraça a fé em Jesus? O que te move internamente, sobretudo quando experimenta situações-limite?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora”, diz o evangelho. Ao iniciarmos esta semana quaresmal deixemos que a Palavra de Jesus nos ilumine e nos ajude a ver a realidade com novos olhos. Não acolhamos Jesus somente por termos visto suas ações. Aproximemo-nos de Jesus por sua Palavra ter alcançado o mais profundo de nosso ser.
Equipe do Lectionautas