E uma grande multidão o escutava com prazer…
9 de junho de 2023“Quero misericórdia…”
11 de junho de 202310 de junho, sábado, 9ª semana do Tempo Comum.
Busque um lugar tranquilo que ajude a se concentrar. Escolha uma boa posição corporal. Faça silêncio interior e exterior. Respire lentamente.
Tome consciência de que está na presença de Deus. Faça o sinal da Cruz. Peça o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.
Evangelho: Mc 12,38-44
Leitura: O que o texto diz?
Jesus mostra que atitudes externas e repetidas de piedade não colocam o homem em dignidade de estar diante de Deus. O Evangelho narra a crítica de Jesus aos escribas pela exacerbação em aparecer diante do público, para mostrar suas obras. Na verdade, são corrompidos pela maledicência com as viúvas. E logo após, Jesus narra a cena de uma oferta tão simples de uma viúva no templo que deu tudo para Deus, porque era o que tinha para oferecer.
Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra de Jesus no evangelho de hoje é clara: quem se humilha será exaltado. Devemos confiar somente em Deus no mais íntimo de todos nós. Não se colocar na postura da arrogância de um culto externo e vazio, mas vivenciar a fé à medida do que realmente somos.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de aprender a ser como a viúva do evangelho. Peça também que o Senhor que te faça melhor como pessoa e te ensine a ser humilde.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
“… ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”, diz Jesus no evangelho. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. A arrogância dos escribas só os exclui da Graça de Deus e a viúva abre o coração para a Salvação. Para Deus deu tudo que tinha para viver. A Salvação é para quem se abre ao Dom que Deus nos dá por seu Filho Jesus. Ele veio nos salvar, mas espera de nós uma fé viva.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Você se preocupa em ser, ou em parecer? Quem são hoje os que dão tudo o que têm para que as pessoas que estão ao seu redor não sofram mais, não passem mais fome? Questões que nos desafiam e pedem de nós conversão.
Equipe do Lectionautas.