Bem-aventurados…
7 de setembro de 2022Tira primeiro a trave do teu olho…
9 de setembro de 202208 de setembro, 5ª feira, Festa da Natividade de Nossa Senhora
Evangelho de Mt 1,1-16.18-23
LEITURA : O QUE O TEXTO DIZ
Nesse trecho do Evangelho, Mateus inicia narrando a genealogia de Jesus para salientar que o nascimento do Messias está inserido e enquadrado na história da humanidade, na história de um povo. Jesus é Filho da história humana e da Promessa Divina. Nessa narrativa aparecem quatro mães, mulheres marginalizadas da época. A quinta mãe é Maria, que tem José como esposo. Ela também poderia ser discriminada por causa de sua maternidade. A intervenção de um Anjo mostrou a José o sentido profundo do plano de Deus. A concepção de Jesus não foi por obra de um pai humano, mas do Espírito Santo. José era interpelado enfaticamente como “filho de Davi”, garantiu a linhagem de Jesus que também recebeu esse título: “JESUS FILHO DE DAVI”.
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ
O plano Salvífico de Deus se concretiza na encarnação de Jesus. Jesus, o Emanuel, deve ser compreendido à luz de toda a história de um povo. Homens e mulheres exercem papeis importantes nessa história de salvação. Mulheres, mesmo numa cultura tão machista, foram escolhidas para colaborarem na realização do Plano de Amor de Deus. Maria, a Mãe de Jesus não poderia ser excluída dessa missão. Por isso celebrar o seu nascimento é também celebrar o feliz anúncio da Boa Nova: A Mãe do Salvador está entre nós! Sua missão “gerar o Cristo! O Emanuel! O Deus conosco”!
ORAÇÃO: O QUE DEVO DIZER
Peçamos hoje ao Senhor, que nos dê a graça abundante do seu Espírito Santo! Que Ele venha nos iluminar, ajudando-nos entender nossa missão de colaboradores no plano de Amor do Pai. Que venha nos iluminar para compreender e aceitarmos nossa história de vida, assim Também, aceitar todos que fizeram parte dela. Que nos ajude a espelharmos em Maria, que não hesitou em dizer SIM, reconhecendo seu papel na história do povo de Deus.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM
Ao meditar esse texto passo a entender que todos as pessoas da minha vida, exerceram papeis importantes na missão que devo cumprir no mundo. Negativa ou positivamente, suas influências, contribuíram no meu amadurecimento. Ajudaram-me a SER HUMANO. Ajudaram-me a compreender que ocupo um lugar nessa história e que preciso ser o protagonista nesse espaço que ocupo!
AÇÃO: O QUE POSSO FAZER A PARTIR DO TEXTO
A exemplo de Maria, tomo a decisão de não impedir a ação do Espírito Santo na minha vida. Aceitando o compromisso de ser um colaborador do Plano Salvífico de Deus para o mundo. Ocupando ativamente o espaço onde fui colocado na família, no trabalho, na Igreja, na sociedade, na certeza de que sou vocacionado a SER CRISTÃO hoje, onde Deus me colocou.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e e Especialista em Catequese.