“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus”
9 de outubro de 2021“Aqui está quem é maior que Jonas”
11 de outubro de 202110/10/21 (28º dom Tempo Comum):
Mc 10,17-30 – “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”
- Leitura: O que o texto diz?
Invocando a presença do Espírito Santo e preparando o ambiente de sua oração, inicie a leitura de Mc 10,17-30. Jesus está caminhando quando de repente alguém se ajoelha para indagar sobre o que fazer para herdar a vida eterna. Jesus fala sobre os mandamentos e prontamente o homem afirma tê-los cumprido desde a juventude. O Mestre fita seus olhos com amor e convida-o a deixar tudo para segui-lo. Mas, por ser rico, o homem não quis se despojar de seus bens e nega o convite do Mestre. Na ocasião, Jesus aproveita e exorta os discípulos sobre entrar no Reino de Deus. Diante disso, Pedro, em nome de todos, afirma terem deixado tudo para segui-lo. Que recompensa teriam? Jesus promete que eles receberão cem vezes mais de tudo o que deixaram para trás, mesmo enfrentando perseguições e futuramente receberem a vida eterna. Imagine-se dentro dessas cenas e perceba o movimento dos personagens. O que passa pela cabeça deles? Como as palavras de Jesus repercutiram neles? E como elas inquietaram você?
- Meditação: O que o texto me diz?
Retome a leitura de Mc 10,17-30 e procure perceber o que mais inquietou seu coração. Correndo ao encontro de Jesus você também anseia a vida eterna, pois nela alcançaremos nossa plena realização. O que você tem feito para conquistá-la? Além dos mandamentos, o que você precisa se despojar para seguir decididamente Jesus? Quais as situações que impedem você de dar um passo nesse seguimento? Como as palavras de Jesus e a resposta de Pedro inquietaram você? Deixe a Palavra ser ruminada dentro de você e permita ela te impelir a respondê-la com fé.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Ao ruminar a Palavra de Deus você pouco a pouco vai sendo motivado a responder ao Senhor. Ouvindo o convite para segui-lo, apresente aquilo que é empecilho para seu seguimento. Converse com Deus sobre os desafios dessa caminhada. Você deseja prosseguir, mas precisa de ajuda. Ele está disposto a estender a mão, olhar com amor em seus olhos e te dar força para caminhar com coragem!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
O chamado de Deus a você faz brotar em seu coração uma profunda gratidão. No silêncio deixe-se ser revestido pela graça de Deus. Já que você aceitou esse convite tão especial, permita o Senhor preparar você para esse importante seguimento!
- Ação: O que o texto me faz agir?
Estamos no mês das missões e somos chamados a continuar aquilo que o Mestre nos deixou. Além do anúncio da Palavra de Deus, o que não mais utilizamos e podemos partilhar com os mais necessitados? À medida que formos nos despojamos daquilo que não nos pertence mais, vamos nos tornando livres, além de fazer o próximo, mais feliz.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ* Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).