“De graça recebestes, de graça deveis dar!”
11 de julho de 2024Não tenhais medo!
13 de julho de 202412 de julho, 6ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 10,16-23
Leitura: o que o texto diz?
O discurso de Jesus é orientação, força e esperança. Quem acolhe o chamado de Jesus para dar continuidade à sua missão, encontra diversos desafios como Ele mesmo enfrentou, ao longo da sua missão. Anunciando a sua mensagem, seus discípulos também experimentarão resistências. A conduta diante das diversas dificuldades é a de enfrentar os “lobos” atuais, sem medo, com prudência e simplicidade, confiando em Jesus, que é a força que conduz a comunidade cristã. Quem o escuta, revigora a esperança e a alegria de perseverar até o fim.
Meditação: o que o texto me diz?
A simplicidade e a prudência são aspectos especiais da pessoa do discípulo seguidor de Jesus, especialmente porque na ação missionária, várias são as situações adversas que atravessarão o seu caminho. Se deixar conduzir pelo Espírito do Pai é a orientação de Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor, pela presença constante em sua vida, por chamar e confiar a você a bela missão de continuar o anúncio da mensagem de Jesus, que transforma e dá sentido a vida de quem ouve e acolhe.
A experiência dos desafios enfrentados pelos discípulos é semelhante a de Jesus, ainda hoje. Coloque os cristãos perseguidos e mortos em suas orações diárias. Peça ao Senhor, a graça de segui-Lo e que o amor à missão, supere o medo e o desânimo diante das dificuldades.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Quais sentimentos o evangelho de hoje suscitou em você? Já sofreu resistências, perseguições, teve medo ou outras dificuldades ao ser portador da mensagem de Jesus? Você confia na presença fortalecedora de Deus diante destas dificuldades? Já pensou na liberdade que possui de anunciar a mensagem de Jesus, enquanto em outros locais, cristãos são mortos hoje, por testemunharem com coragem a fé cristã?
Ação: o que posso fazer do texto?
Jesus após falar da conduta de cada discípulo, alerta para as dificuldades diversas, as resistências ao anúncio da sua Palavra e da presença do Espírito que conduz e afirma: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Sigamos firmes na confiança de que Ele caminha conosco em todos os caminhos.
Equipe Lectionautas