De graça recebestes, de graça deveis dar!
7 de julho de 2022Não tenhais medo…
9 de julho de 202208 de julho de 2022, 6ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho segundo Mateus, capítulo 10, versículos de 16 a 23.
Leitura: O que o texto diz?
Jesus alerta para os desafios da missão. A novidade do anúncio do Reino encontrará oposição em diversos ambientes, religiosos e políticos. Jesus prepara seus discípulos para serem profetas, que anunciam e denunciam os descompassos entre a realeza e o projeto de Deus. A consequência é a perseguição. Jesus pede o cuidado e prudência perante o ódio e as diversas armadilhas a que serão expostos, não precisando cultivar o medo quando os perseguidores usarem de força para intimidá-los ou prendê-los, pois o Espírito do Pai será o seu advogado (paráclito) nos tribunais. E no final, experimentarão a alegria de terem perseverado até o fim.
Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra de hoje fala sobre a necessidade de termos como norte de nossa fé e de nosso testemunho o nosso Mestre, Jesus. É por causa do nome dele que recebemos nova vida e novos sentidos para caminharmos diariamente. Manter os olhos fixos nele é essencial para continuar a testemunhar o Ressuscitado, mesmo quando os outros não percebem ou tornam-se obstáculos a essa vivência. Volte o seu olhar, tua vida Àquele que continua a caminhar e a falar em você e por meio de você.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que Sua Palavra continue a apontar o teu caminho, o teu norte e que sua vida torne-se anúncio do Seu amor. Peça a Ele que te dê coragem a cada dia para continuar a missão que Ele te confiou. Peça também pela Igreja para que se fiel a missão que o Senhor lhe pede.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos”, diz Jesus a nós. A dimensão de testemunho na vida cotidiana é cara ao cristianismo. Quando alguém está apaixonado, isso é perceptível nas ações e nas palavras que a pessoa diz. Como se diz em Minas Gerais, até exagera no açúcar no café! Se o amor por outro é capaz de ser testemunhado de forma tão simples e singela, também o amor de Cristo em nós pede para ser traduzido a quem encontrarmos no dia a dia. Essa atitude precisa ser renovada a cada momento.
Ação: O que o texto me faz agir?
A perseverança é muito importante na construção do Reino dos Céus. Essa virtude fundamental precisa estar no plano dos discípulos e discípulas de Jesus, pois ela vai nos remeter ao horizonte do Reino definitivo.
Equipe do Lectionautas