Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.
24 de março de 2025
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.
26 de março de 2025
25 de março, 3ª feira, Solenidade da Anunciação do Senhor
Eis que conceberás e darás à luz um filho.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 1,26-38
Leitura: o que o texto diz?
A anunciação é o momento do cumprimento da lei e dos profetas: o Messias vem! Quando Gabriel adentra o recinto e anuncia tal novidade à Virgem Maria, ele diz logo “não tenha medo”. Não há motivo para temer porque finalmente a obra da redenção da humanidade poderá se cumprir diante do seu sim. Gabriel mostra que o menino que nascerá será rei e não terá fim o seu reino. Maria então responde efusivamente que Deus faça a sua obra pois ela é serva e cumprirá com alegria a vontade do Pai.
Meditação: o que o texto me diz?
Nessa singela passagem, muita força e poder estão descritos. Não como a força do mundo, mas aquela que reside na humildade dos filhos de Deus. Como podemos trazer as virtudes de Maria para o nosso dia-a-dia? Como o poder de Deus chega até nós, nos convidando a colaborar com sua obra de redenção? Nesta solenidade, devemos fazer com que Jesus venha até nossa vida, nossa família e nossas comunidades, nos inspirando no sim que Maria deu ao anjo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Deus está no meio de nós! A oração de Maria demonstra confiança naquele que a chamou. Não tem noção de como a obra se realizará, mas sabe que o Senhor é quem conduz os tempos, os modos e os momentos. Que possamos nessa oração estender nosso coração para Jesus que hoje é anunciado, pedir o necessário, louvar e agradecer por tudo e renovar nossa confiança em Deus que nos liberta das amarras do pecado.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus se faz anunciar. Que no silêncio da nossa oração, possamos contemplar tão poderosa cena da anunciação diante de nós e que esse fato possa ser para nós luz que ilumina nossas decisões e nossos passos de fé.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Nós também somos chamados a anunciar a redenção que chega. O que podemos realizar de atividades para anunciar a quem precisa o amor divino que vem nos salvar?
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.