Senhor, ensina-nos a rezar
6 de outubro de 2021“…então chegou para vós o Reino de Deus”
8 de outubro de 202107/10/2021 (Quinta da 27ª semana do Tempo comum):
Lc 1, 26-38 “Eis que conceberás e darás à luz um filho”
Leitura: o que o texto diz?
Uma virgem é visitada por um anjo que traz uma mensagem de Deus, “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”, logo se perturba a jovem imaginando o que tal saudação queria dizer, o anjo então faz um anúncio bem mais significativo, ele comunica uma gravidez milagrosa, falando que o Salvador de Israel sairá do ventre de Maria. Como, porém, uma virgem conceberá? O anjo explica que o Espírito de Deus irá cuidar de tudo e, como que para provar que tudo isso pode se realizar, informa que a prima estéril de Maria já está no sexto mês de sua gravidez. Maria, sem hesitar, pede que a Palavra do Senhor seja feita nela.
Meditação: o que o texto me diz?
Lendo pausadamente o texto, reflita sobre toda a passagem e vá notando o que mais lhe toca. Qual é o cerne do texto? O que o desenrolar do diálogo vai realizando nos personagens? Que mensagem a passagem vai infundindo em nossa mente?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Podemos pedir, seguindo o exemplo de Maria, um coração sempre aberto e disposto a escutar a voz de Deus, uma vida que seja tão sensível às suas Palavras, que não resista à ação que o Espírito Santo anseia realizar em nós. Conversemos com o Senhor e lhe falemos de nossas dúvidas, de nossos receios, que tantas e tantas vezes se tornam empecilho contra a vontade de Deus. Podemos também pedir ao Senhor a graça de acreditar no seu impossível, no seu poder que não encontra barreira nem limite que o atrapalhe.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Silenciando o nosso coração, podemos deixar a Palavra de Deus ressoar em nosso íntimo, assim como Maria deixou. Sintamos esse silêncio sagrado que finda a passagem e fecunda o interior de Maria, permitindo que ele também fecunde o nosso coração e toda a nossa vida, transformando todo o nosso ser.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Fazer a vontade do Senhor nunca é fácil. É desafiador dar sim àquilo que nós não vemos com clareza e não entendemos com plenitude. A passagem de hoje nos questiona sobre a nossa disponibilidade em se abandonar aos planos de Deus, ela nos instiga a sairmos de nossa zona de conforto e apostarmos tudo na Palavra do Senhor, que espera ansiosamente a nossa resposta. Devemos ter a coragem de permitir que essa Palavra que gera a vida habite em nossos corações e transborde para todas as realidades que nos cercam. Se fizemos isso, o impossível de Deus há de se realizar em nosso viver.
Ir. Luis Henrique Albuquerque Moreira, INJ. Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém e graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).