
Quem não carrega sua cruz não pode ser meu discípulo…
7 de setembro de 2025
Chamou e escolheu os discípulos
9 de setembro de 2025
Full title: The Virgin in Prayer Artist: Sassoferrato Date made: 1640-50 Source: http://www.nationalgalleryimages.co.uk/ Contact: picture.library@nationalgallery.co.uk Copyright © The National Gallery, London
08 de setembro, 2ª feira, Festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mt 1,1-16.18-23
Leitura: O que o texto diz?
Ao celebrar a festa da Natividade da Bem aventurada virgem Maria, o acento recai não sobre ela mesma, mas naquele que ela deu a luz, o Emanuel, Deus conosco. Com esta festa, não se quer tão simplesmente referir ao seu aniversário, mas sua natividade nos liga ao seu nascimento teológico, isto é, quando através do seu sim, ela se comprometeu com o projeto de Deus. Esta festa está intrinsecamente ligada à vinda do Messias, promessa que se cumpriu pelo sim de Maria.
Meditação: O que o texto me diz?
O evangelho de Mateus nos apresenta a genealogia davídica de Jesus, desde Abraão até José. Na origem de Jesus está a participação de Maria e José. O anjo do Senhor aparece a José, que ameaçava deixar Maria para não a escandalizar, e lhe diz que tudo o que acontecia a ela era pela ação do Espírito Santo. José também acolhe o anúncio do anjo e assume Maria cumprindo assim o que a profecia havia dito: “Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Com a Natividade de Maria, celebramos a bem aventurada entre todas as mulheres porque acreditou e trouxe em seu ventre o Verbo da vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Converse com o Senhor pedindo a graça de um coração simples, humilde, acolhedor como o de Maria capaz de também anunciar e testemunhar aquele que dela nasceu: Jesus Cristo
Contemplação: O que o texto faz em mim?
À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: De que maneira acolho o projeto de Deus em minha vida? Experimento a presença de Deus em minha vida, ele que é o Emanuel, Deus conosco? Exercito meu coração na humildade, simplicidade a exemplo de Maria e José?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Agradeça a Deus pelo nascimento de Maria, através da qual veio até nós o Salvador da humanidade. Peça, por intercessão de Maria, a graça de permanecer no seguimento de Jesus fazendo tudo o que ele diz.