“A perseverança na santidade do amor de Deus, nos faz filhos, no Filho”
20 de junho de 2023“Não useis muitas palavras!”
22 de junho de 2023Mt 6, 1-6.16-18
“Eis o tempo favorável!”
O que o texto diz?
No silêncio orante do seu coração, leia pausadamente o texto de Mt 6,1-6.16-18, mergulhe no texto, deixe-se fazer parte da cena. Jesus nos propõe a vivência das três expressões típicas da piedade judaica, contudo corrige a tentação de fazer delas meras práticas exteriores para serem vistas pelos homens; recupera o seu significado mais profundo, cujas raízes estão no interior do ser humano chamado a participar do mistério de Cristo, o homem novo, profundamente marcado pela abertura ao próximo (esmola: grego eleemosúne: algo dado por misericórdia), pela fome de Deus (oração) e pela consciência de suas limitações (jejum). Apesar de não se poder estabelecer uma hierarquia para dizer qual é a prática mais importante, pois as três estão intimamente relacionadas, chama a atenção o fato de Jesus ter iniciado pela caridade (esmola), pois esta é a expressão mais concreta da fé manifestada na oração, e do autodomínio (jejum), que é o grande bem que alguém pode realizar a si mesmo.
O que o texto me diz?
Sob a ação do Espírito Santo, qual palavra ou versículo mais me toca o coração? Participe da narrativa, procure refletir e atualizar o texto na vida. Veja se a sua vida reflete o que o texto diz ou se há contradições ao que é indicado pelo texto. Em atenção a Palavra de Deus, somos chamados a observar que esmola-oração-jejum são um tripé para sustentar o processo contínuo de conversão: mudança de mentalidade e de atitudes em relação ao próximo, a Deus e a si mesmo.
O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, rico em amor e bondade, dá-me uma vida interior saudável, onde eu seja capaz de ajudar a recuperar a originalidade da vida, com atitudes que deem equilíbrio às relações com o próximo, com Deus e consigo mesmo.
O que Deus, através do texto, faz em mim?
Deixemo-nos envolver pelo silêncio orante, voltemos nossa atenção ao texto bíblico. Observe o que chamou a sua atenção neste texto. Reze pausadamente, que possa a Palavra de Deus como semente boa, cair na terra do seu coração. Redescubra pela experiência da lectio divina, a fé e a alegria em Jesus. Contemplemos com confiança em Jesus, a generosidade que sua mensagem provoca em nós, pois é fiel aquele nos chamou.
O que o texto me impulsiona a fazer?
Organize-se e reserve um horário para ir rezar diante do Sacrário em sua Comunidade, de participar da Santa Missa. Pois é necessário, ter os olhos fixos em Jesus Cristo! Alimentar-se dele!
Ir. Cleilton Alves da Silva, INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí). Mora atualmente em Teresina/Pi.