Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado…
18 de dezembro de 2024“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.
20 de dezembro de 202419 de dezembro, 5ª Feira da 3ª Semana do Advento.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 1,5-25
Leitura: o que o texto diz?
Zacarias e Isabel eram marginalizados, vítimas do preconceito humano, porque eram de idade avançada e não tinham gerado filhos. A situação se agravava ainda mais porque Isabel era estéril, outro fator passível de discriminação aos olhos humanos. Naquela época, casais que não tinham filhos não eram bem-vistos. Eram tidos como castigados por Deus. Porém, Deus olha para a humilhação de seus servos e servas, como profetizou Maria no Magnificat, e vem em seu socorro. Foi o que ele fez com Isabel e Zacarias. Deus ouviu os seus pedidos e enviou-lhe o anjo que anunciou que Isabel teria um filho.
Meditação: o que o texto me diz?
O espanto e o medo apoderaram-se de Zacarias e ele ficou sem palavras. Mas o anjo encoraja Zacarias, mostrando a grandeza de sua alegria, pois o seu filho seria o precursor do Senhor. Deus nos surpreende. Quando todas as esperanças se esvaem, Deus mostra o poder de sua força e vem ao nosso encontro, socorrendo-nos, transformando a nossa vida e as situações. Quem confia em Deus e não desiste de servi-lo, recebe as suas recompensas. É no serviço a Deus que Zacarias teve manifestação do Senhor que lhe mostrou o seu rosto favorável. Que tenhamos sempre confiança em Deus, por mais difícil que possa parecer a situação na qual vivemos. O tempo do Advento nos traz essa esperança.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que lhe ajude confiar em suas Palavras, que geram esperança e libertação, na verdade do seu amor infinito, por você e toda humanidade.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Pense e reflita: Você caminha confiante no Deus da vida e do amor? Sente dificuldade em esperar no Senhor? Sente que Deus caminha com você, atento às suas necessidades cotidianas? Você sinaliza gratidão ao Senhor Deus pelo seu amor libertador e presente em sua vida?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“O anjo, porém, lhe disse: Não temas, Zacarias, pois tua súplica foi ouvida: Isabel, tua mulher, te dará um filho, e tu o chamarás pelo nome de João.” Confie no Senhor que está atento às suas necessidades. Ele sempre estará presente com sua graça misericordiosa, compassiva.
Equipe Lectionautas