“De fato, o Filho do Homem é o Senhor do sábado”
17 de julho de 2020Parábolas do Reino
19 de julho de 2020Lectio Divina Mt 12,14-21. Sábado da 15ª semana do Tempo Comum.
“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual está meu agrado”
Ore ou cante invocando o Espírito Santo. Ele é o vento, o sopro criador. Respire fundo algumas vezes, prestando atenção nesse sopro de vida que procede de Deus ao inspirar. Preste atenção na vida que flui na respiração, nas batidas do coração. Deixe-se acalmar através de uma concentração na vida que flui.
Leitura: o que o texto diz?
Inicie com uma leitura em voz alta de Mt 12,14-21. A seguir faça uma leitura silenciosa, pausada, lenta. E atente aos detalhes do texto, personagens, falas, palavras, expressões, citações.
O texto de Mateus ainda permanece no discurso ou sermão da missão. Imediatamente antes do trecho Jesus estava na sinagoga, e lá curou um homem com problema na mão (“mão seca”). O texto inicia com a reação de fariseus a essa cura. Qual foi a decisão deles?
Jesus fica sabendo do intento dos fariseus. E se retirou da sinagoga, e aparece um novo personagem. Qual? O que Jesus realizou? O que lhes pediu?
O evangelista faz um comentário a partir de uma profecia do profeta Isaías (Mt 12,17-21). O que ele disse a respeito dessa profecia?
Meditação: o que o texto me diz?
O texto, curto, lhe despertou alguns termos, palavra, frase que lhe tenha despertado a atenção? Qual(ais)? O que entendeu do texto? Se fosse resumir numa palavra ou frase o texto o que diria? Que grupos ou fala de Jesus, ou do evangelista, lhe fazem refletir? O que essa reflexão lhe diz?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O texto começou falando da decisão de fariseus de matar Jesus. Mas ele se afastou deles, seguido por uma multidão. Nos evangelhos Jesus se afastou muitas vezes, buscando um isolamento que lhe facilitasse a oração. Isso porque a oração requer ambiente, e um clima capaz de auxiliar uma intimidade com Deus. Nesse momento tente uma intimidade com Ele. Responda ao que o texto lhe fez entender, lhe disse, falando-lhe com o coração aberto. Indague, questione, louve, agradeça, comente, fale de suas dúvidas, sua fé, de suas esperanças, alegrias e tristezas, sentimentos, lembranças.
Contemplação: o que o texto me faz?
O texto bíblico é capaz de nos transformar. De realizar mudanças no pensar, nos sentimentos, de nos levar a ver nossa existência de outra forma, mudar valores, compreensões. O que o texto lhe faz experienciar em sentimentos?
Ação: o que o texto me solicita a agir?
A Bíblia é revelação de Deus para o concreto da vida. Não é texto abstrato, não é mera filosofia. Ela se destina ao homem de hoje, no concreto de suas situações e vida. Ela questiona, interpela, incomoda, consola, traz sabedoria, valores, esperanças, denúncias. Ela é eficaz.
O que o texto lhe pede na vida? O que ela lhe pede na fé, e na coerência entre fé e vida?
Marco Antonio Tourinho, leigo NJ.