‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’
18 de julho de 2024O valor do descanso…
21 de julho de 202420 de julho, Sábado, 15ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 12,14-21
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos conta a reação dos fariseus ao saber que Jesus realizou uma cura, em dia de sábado, e decidiram matá-lo. O evangelista Mateus lembra a profecia de Isaías, mostrando que Jesus é o Servo, o bem-amado de Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus veio cumprir a vontade do Pai que a de revelar seu amor por todos e estabelecer o seu reino de amor. Assim Jesus se coloca a favor do povo oferecendo-lhe seus ensinamentos e cura. Jesus Cristo é o servo. Ele é aquele que serve a Deus, seu Pai, e o obedece. Diferente de Jesus que ajudava o povo, os fariseus o oprimiam em vista de manter os próprios privilégios. Rejeitam Jesus e seu projeto de libertação e vida. Ao saber dos feitos de Jesus, reúnem-se para tramar a morte de Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor o dom de ensinar e anunciar a Palavra de Deus e ensinar a todos o valor da obediência ao Pai, assim como Jesus. Peça a graça de aprender com Jesus a acolher o povo e se colocar a serviço.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
As palavras e gestos de Jesus tocam sua vida e inspiram suas ações? Em qual das atitudes de Jesus você se assemelha? Você é uma pessoa positiva que alimenta a chama do amor e da justiça? Como você se comporta diante de pessoas vulneráveis ou desprezadas?
Ação: o que posso fazer do texto?
Reconhecer mais uma vez que Jesus é o Messias, o Servo de Deus, o Senhor da nossa vida. Por isso, como discípulos dele, colocamos nossa vida a serviço da Vida verdadeira, da paz no mundo, da justiça.
Equipe Lectionautas