Endireitai o caminho para o Senhor!
2 de janeiro de 2025Mestre, onde moras?
4 de janeiro de 202503 de Janeiro, 6ª Feira, Tempo do Natal antes da Epifania.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a graça de testemunhar efetivamente e afetivamente o Cristo, nosso Salvador.
Leia o evangelho de João 1,29-34
Leitura: o que o texto diz?
Quando depositamos em Deus nossa esperança, ele vem e transforma nossa vida. Faz de nós pessoas que, de fato, revelam sua imagem e semelhança. Pois Jesus se manifestou exatamente para isso, para tirar o pecado do mundo, tirar nossos pecados. Foi dessa maneira que João apresentou Jesus, quando o viu pela primeira vez: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. Essa apresentação resume bem quem é Jesus e a que ele veio. Veio para tirar o pecado do mundo e não para condenar. É esse cordeiro anunciado por João. Aquele que já tinha vindo antes mesmo do seu anúncio, porque anunciar é uma maneira de tê-lo já no meio de nós.
Meditação: o que o texto me diz?
Quando anunciamos Jesus Cristo, ele se faz presente pelo nosso anúncio. Ele passa à nossa frente porque existe antes de nós. João não o conhecia, mas, ao anunciá-lo ele se deu a conhecer. Uma forma concreta de conhecer Jesus é anunciá-lo, é viver o que ele ensinou, é darmos demonstração concreta da nossa filiação divina. João o reconheceu porque viu o Espírito de Deus descer do céu e pousar sobre ele. Era o sinal dado por Deus para que João o reconhecesse. Jesus agora manifestado assumiu o batismo e, ao assumir o batismo, mostrou-nos que esse é o caminho para a filiação divina. João viu e deu testemunho, e nós? Damos testemunho mesmo sem ter visto?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças a Deus pela vinda do redentor Jesus, nosso Salvador, que não poupou sua vida para nos resgatar de todo pecado que fere nossa dignidade humana de filhos de Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você anuncia Jesus, sobretudo com sua vida? Você o reconhece como o Cordeiro que tira o pecado do mundo? Você o acolhe em sua vida como Filho de Deus Salvador? Suas atitudes revelam que Jesus é Libertador, Senhor de sua vida?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Diz o evangelho: “No dia seguinte, João viu Jesus vindo a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. João reconheceu Jesus. Peça a Deus a grande graça de reconhecer Jesus no seu dia a dia. Dê a ele seu coração.
Equipe Lectionautas