
Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo!
7 de dezembro de 2025
8 de dezembro, 2ª feira, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,26-38
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje nos coloca na contemplação do anúncio do anjo a Maria. Deus, aquele que é a Vida e por quem foram feitas todas as coisas, pede o consentimento da virgem de Nazaré para assumir a vida humana no seu seio virginal. Maria é a mulher que respondeu “sim” sem impor condições a Deus. Só faltava o “sim” de Maria para que o Salvador entrasse na nossa história.
Meditação: O que o texto me diz?
Ouvimos o encontro entre graça divina presente no anjo e a fragilidade humana em Maria. Deus sempre vem em socorro da nossa humanidade e nos conduz para a vontade dEle.
Maria é o estado de confiança original. A festa da Imaculada Conceição leva-nos a pensar em Maria como aquela que, movida pela Graça realizou-se como pessoa que acolhe o desejo de Deus e lhe corresponde com seu mais profundo desejo. Maria respondeu a Deus em gesto de confiança sem fissuras.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Reconheça as maravilhas de Deus em sua vida. Reconheça e coloque nas mãos de Deus a bondade original presente em seu coração: a compaixão, bondade, mansidão, busca da justiça e da paz…
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Qual tem sido sua resposta aos apelos de Deus na sua vida? Quais tem sido suas fraquezas e como Deus tem te socorrido?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’, diz Maria no evangelho de hoje. A resposta de Maria pode ser a de cada um de nós, pois a “sombra do altíssimo também nos cobre”. O Papa Francisco numa meditação do Angelus nos recorda que o ‘Eis-me’ de Maria é a expressão-chave da vida, pois marca a passagem de uma vida centrada em si e nas próprias necessidades para uma vida impelida para Deus. E diz mais:
“‘Eis-me’ é estar disponível para o Senhor, é a cura para o egoísmo, o antídoto para uma vida insatisfeita, a que falta sempre alguma coisa. ‘Eis-me’ é o remédio contra o envelhecimento do pecado, é a terapia para permanecer jovem interiormente. ‘Eis-me’ é acreditar que Deus conta mais do que o meu eu. É escolher apostar no Senhor, dóceis às suas surpresas. Por isso, dizer-lhe ‘eis-me’ é o maior louvor que podemos oferecer-lhe”.


