“Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração”
21 de agosto de 2020“E vós, quem dizeis que eu sou?”
23 de agosto de 202022 de agosto
Lc 1,26-38 – “Eis aqui a serva do Senhor”
Leitura: O que o texto diz?
O texto narra o anúncio do anjo feito a Maria de que ela seria mãe do Salvador. O texto apresenta a dinâmica de Deus (o anjo) que vem ao encontro do ser humano para apresentar sua proposta de vida e de salvação. De outro lado, visualizamos Maria que se coloca a disposição, aceitando a proposta divina, mesmo sem ter clareza do caminho a ser percorrido.
Meditação: O que o Senhor nos diz pela Palavra?
Deus intervém na história humana a fim de nos salvar e libertar. Ele deseja contar com a colaboração humana e, por isso, propõe um caminho de colaboração. Deus respeita a liberdade humana e possibilidade de acolher ou rejeitar a salvação oferecida. Maria representa todo ser humano aberto a graça divina, que se escuta a Palavra de Deus, coloca em prática e persevera na Palavra. O Evangelho de João apresenta Maria no início (bodas de Caná) e fim da vida (junto a cruz) pública de Jesus, mostrando que Maria manteve-se perseverante no caminho iniciado.
Oração: O que falamos ao Senhor motivados pela Palavra?
Maria se abre a graça de Deus e aceita a proposta divina. Diante do convite contínuo que o Senhor nos faz para viver a sua Palavra, qual a nossa resposta?
Contemplação: Que conversão provoca em nós a Palavra?
Contemplando sua vida com os olhos de Deus, quais atitudes de rejeição e indiferença a Palavra de Deus você experimenta?
Ação: Que ações nos convida o Senhor a realizar?
Quais compromissos possa assumir na vida cotidiana como resposta aos apelos que o Senhor me faz por meio de sua Palavra?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Especialista em Sagradas Escrituras pelas Faculdades EST, formado em filosofia, teologia e história. Trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Tauá-CE e colabora na formação bíblica através de cursos e do canal Ecos da Vida.