XXI Domingo do Tempo Comum – Ano C
21 de agosto de 2016Entregar a vida nas mãos de Deus
22 de agosto de 2016Evangelho – Lc 1,26-38
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinaha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
_ Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuo:
_ Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
_Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
_ O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
_ Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.
Senhor, meu Deus, que seja você quem oriente este momento de oração. Amém.
Essa passagem mostra-nos um momento muito especial vivido por Maria. Uma mulher simples é escolhida para gerar em seu ventre o Cristo!
Deus decide trazer ao mundo seu Filho amado para viver em nosso meio para ensinar-nos como amar. Ele escolhe uma mulher de origem humilde mas de coração puro e íntegro.
Uma visita do anjo Gabriel, um diálogo curto, para propor à Maria uma novidade que iria mudar todo o mundo. Quantas consequências o sim de Maria poderia trazer? Será que ela se questionou sobre isso? A passagem nos diz que ela ficou sem saber no que pensar. De fato, às vezes somos surpreendidos por algo e também não sabemos o que pensar. Mas ela questionou o anjo sobre como aquilo poderia acontecer já que era virgem. E o anjo a explicou de uma maneira em já se percebia que Maria aceitaria aquela proposta.
Maria, em nenhum momento, questiona o anjo sobre o fato de estar noiva e sobre as consequências que aquela gravidez traria para a sua vida.
O anjo, ao explicar como tudo iria acontecer, conta sobre a gravidez de Izabel, já idosa e grávida de seis meses. Para Deus nada é impossível!
Quais são as propostas de Deus para mim no dia de hoje?
Quero perguntar algo ao anjo?
Qual é a minha resposta?
No dia a dia somos surpreendidos por várias situações boas e difíceis mas a todas é necessário dar uma resposta. Maria confiou: “_ Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!”
Nosso Deus é o Deus do impossível. Permaneçamos firmes na fé, alimentados por esse imenso amor. Ele que foi capaz de fazer do seu Filho amado um homem que assume em tudo a condição humana, menos o pecado, e mostra a sua divindade ao passar pela morte de cruz e ressuscitar pelos nossos pecados. Deus, como prova de amor, nos deixa livres para escolhermos mas conta conosco para a construção de seu Reino.
Sendo Maria a primeira a receber Jesus peçamos a ela que interceda por nós para que possamos ser capazes de dizer sim e ser fiel diante de tudo que Deus tem para as nossas vidas. Amém!