O que você ouve falar sobre Jesus?
26 de setembro de 2024Os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia.
28 de setembro de 202427 de setembro, 6ª feira, Memória de São Vicente de Paulo.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Lucas 9,18-22
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus faz uma pausa na missão e vai para um retiro, juntamente com os discípulos. Parece fazer uma avaliação, pois lança uma pergunta para eles, pergunta essa que é fundamental para o cristão de ontem e de hoje: “Quem sou eu para vocês?…”
Meditação: o que o texto me diz?
As respostas das pessoas sobre a identidade de Jesus revela que a novidade que ele veio anunciar não foi percebida ou não foi acolhida pelos seus contemporâneos. A palavra Cristo significa ungido. Pedro realiza uma profissão de fé, reconhecendo em Jesus o ungido de Deus, o Cristo. O messias não é alguém triunfalista que vence pelo uso da força e violência, como faz o Império Romano. Antes da vitória da ressurreição, haverá muita rejeição e conflito, de modo especial com o poder político e religioso.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a professar verdadeiramente a fé no Cristo, nosso Senhor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Imagine-se como um dos apóstolos e escute Jesus que te pergunta: para você quem sou eu?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Perguntou Jesus no evangelho “Quem diz o povo que eu sou?”. Hoje a Igreja celebra a memória de São Vicente de Paulo, que testemunhou na sua vida essa unção, esse seguimento a Jesus, o Messias. Ele dedicou toda a sua vida no cuidado com os mais pobres, um carisma que nos alcança até hoje, carisma esse que é assumido por toda a Igreja: ser uma comunidade samaritana, que cuida dos sofredores. Que o Espírito Santo de Deus, o mesmo que animou, ungiu Jesus e também nos ungiu no dia do nosso Batismo, nos ajude no cumprimento dessa tarefa missionária. Roguemos:
São Vicente de Paulo, rogai por nós!
Equipe Lectionautas