Mulher, grande é a tua fé!
4 de agosto de 2021“Este é o meu Filho amado”
6 de agosto de 202105/08/2021 – Mt 16,13-23
“E vós, quem dizeis que eu sou?”
- Leitura. O que diz o texto?
Antes de iniciar o discurso sobre a comunidade, o evangelho de Mateus faz um movimento importante em direção ao novo povo concebido na nova aliança. É a profissão de fé de Pedro, a partir da qual, estando diante de Jesus, é necessário tomar posição. A partir da resposta à pergunta “quem é Jesus?”, o discípulo e a discípula podem discernir seu caminho e fazerem suas escolhas. Devem levar em conta que o Messias também é o Servo Sofredor e seu seguimento passa pela cruz.
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Para conhecer melhor uma pessoa, haverá um relacionamento fiel e de proximidade. Só conseguiremos responder a essa pergunta sobre Jesus à medida que fizermos uma experiência pessoal com ele. A partir dessa experiência pessoal vamos fazer a experiência comunitária de vivência da fé numa comunidade eclesial.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor Jesus, dá-nos a sua graça, para que o reconheçamos como Messias-Servo, Filho do Deus vivo. E não nos escandalizemos porque assumiu a condição também de Servo sofredor, fiel até o fim.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
A identidade de Jesus foi revelada. Agora posso caminhar com a firme decisão de saber “em quem coloquei a minha confiança” (2Tm 1,12).
- O que o texto me sugere a viver?
Cultivar minha amizade e experiência com Jesus Cristo. “Vos chamo amigos…” (Jo 15,15).
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil