‘Por que esta gente pede um sinal?’
13 de fevereiro de 2023As cegueiras de cada um…
15 de fevereiro de 202314 de fevereiro, 3ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mc 8,14-21
Leitura: O que o texto diz?
Depois de ter afirmado aos fariseus que não ofereceria nenhum sinal, Jesus agora se depara com a incompreensão e pouca confiança de seus próprios discípulos. Eles ainda não entenderem seus gestos. Os discípulos estão preocupados por não terem levado provisões, ainda não confiam totalmente em Jesus. O problema é a incredulidade, a incapacidade de compreender a pessoa e a missão de Jesus. Esse é o fermento que corrompe e que é diferente do fermento do Reinado de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e procure ficar atento as Palavras de Jesus, qual é o fermento dos fariseus na minha vida? Como se manifesta a incredulidade no meu modo de agir e de viver? O que me falta para confiar plenamente em Jesus? Procure olhar sua vida a partir do texto.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante de Jesus, expresse seu desejo de crescer na confiança e superar todo o fermento dos fariseus que há em você. Faça uma oração reconhecendo suas fragilidades e pedindo um crescimento na vivência do Evangelho.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
A partir deste texto, procure ver com os olhos de Deus a sua vida e suas atitudes. Firme um compromisso de superar a cada dia o fermento que há em você. Procure ser mais compreensivo com as pessoas que estão “marcadas” pelo fermento dos fariseus.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.