“E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se”
7 de fevereiro de 2021“Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”
9 de fevereiro de 202108 de fevereiro – Segunda-feira da Quinta Semana do Tempo Comum
Texto Bíblico: Mc 6,53-56 – “E todos quantos o tocavam ficavam curados”
- Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje relata um episódio que pode resumir bem a atividade missionária de Jesus. Enquanto se desloca para anunciar o evangelho, ele é surpreendido por várias pessoas que vão ao seu encontro movidos pela esperança da cura. As pessoas queriam estar próximas a Jesus, pois havia nele uma força que curava não apenas a enfermidade física, mas qualquer tipo de incapacidade. Por isso, muitos eram aqueles que tentavam chegar perto do Mestre ou ao menos tocar suas vestes. Na atividade missionária de Jesus, vemos a obra do Pai acontecer. Entretanto, é essencial entender que seu objetivo não é apenas curar nossas enfermidades, mas dar-nos vida plena, fazer-nos participantes do seu Reinado.
- Meditação: o que o texto me diz?
Podemos dizer que o Evangelho de hoje trata de um anseio pela salvação a qual pode ser entendida de dois modos. De um lado, temos a multidão que acorre a Jesus com o desejo de salvar-se das enfermidades. Por outro, Jesus anseia conduzir a humanidade à Salvação plena. Na perspectiva de Jesus, não apenas é apenas a salvação de uma enfermidade específica, mas de tudo que nega o projeto divino. Diante de tudo isso, é essencial você perceber os sentimentos provocados pelo texto. Como ele mexe em você? Que frases ou palavras coincidem com as situações que você tem experimentado? Feche seus olhos e reze um pouco com esses situações.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Tendo-se percebido afetado pelo texto, agora é o momento de reagir a tudo isto. A busca pelo Reino deve ser inerente a todo cristão, mas como isso tem acontecido em sua vida? A busca pelo Reino é realmente uma prioridade para você? Apresente a Deus, neste momento, os movimentos interiores que este evangelho te provoca. Qual a sua reação diante de um Deus amoroso, cujo projeto salvífico engloba a todos, principalmente os mais frágeis? Reze um pouco com tudo isso e vá apresentando ao Senhor as reações e sentimentos experimentados até aqui.
- Contemplação: o que Deus faz em mim a partir desse texto?
O texto apresenta três posturas que podem representar nosso discipulado. A princípio, há a postura de Jesus e seus discípulos que percorrem a região e enfrentam perigos para anunciar a chegada do Reino de Deus. Uma segunda postura notável é a daqueles que servem de intermediários e levam os doentes até Jesus. Por fim, há a postura completamente passiva dos próprios enfermos que esperam ser levados até Jesus e serem curados por ele. A grande pergunta que se impõe é qual dessas posturas nos representa melhor? É essencial deixar-se interpelar por essa palavra que transforma de dentro.
- Ação: Que atitudes devo tomar?
A proposta de Jesus é para que sejamos protagonistas no anúncio do Reino. Este protagonismo se dá com uma vivência comprometida com os valores do Evangelho. Conforme o texto, muitos eram aqueles que procuravam Jesus com o desejo de serem curados. A pergunta é: “o que acontecia depois da cura?”. É provável que muitos voltavam para suas casas e continuavam sua vida. Ficavam com a cura e deixavam passar aquele que era muito mais precioso que a cura ou o milagre. E você? O que precisa fazer para não deixar que Jesus simplesmente passe sem provocar mudanças em você?
Pe. Márcio Bezerra, INJ
Mestre em teologia pela FAJE.