Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos
31 de março de 2023“Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”
2 de abril de 202301 de abril de 2023, Sábado da 5ª semana da quaresma.
Jo 11,45-56: E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos.
Leitura: o que o texto diz?
Depois de toda tensão vivenciada nos últimos dias, a decisão foi tomada pelas autoridades dos judeus: Jesus precisa morrer, pelo “bem do povo”. O sinédrio se reúne e apresenta a sua verdadeira preocupação, que é a de que a fé em Jesus possa levar ao enfraquecimento político diante dos romanos. Caifás é um homem prático e sua opinião é a de que, seja qual for o motivo, religioso ou político, Jesus é perigoso. Entretanto, uma coisa chama a atenção: a interpretação do evangelista sobre a fala de Caifás, que diz que convém que um só homem morra pelo povo. Os discípulos entendem aí uma profecia, que através da morte de Jesus, todos os que estão sob a ação de Deus dispersos pelo mundo serão reunidos nele.
Meditação: o que o texto me diz?
As estruturas judaicas se baseavam num duplo pilar, político e religioso, onde um aspecto sustenta o outro. O anúncio do Reino de Deus que Jesus trazia soava para as autoridades como uma grande ameaça à essa estrutura, mas o que Jesus queria trazer era muito maior, muito mais importante que a organização social da sociedade judaica: o Senhor queria trazer uma mudança profunda da estrutura do coração do povo! Isso não foi compreendido pelos fariseus, que não viram outra saída além de eliminar Jesus. Porém, se a mudança que ele traz está no coração, não é a sua morte terrena que vai acabar com isso.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Deus realmente é capaz de mudar as estruturas. A organização da nossa vida muitas vezes é construída sobre as nossas frágeis ideias a respeito do mundo. Somos limitados e cheios de preconceitos e tendemos a nos afastar do amor. Que Nosso Senhor, nessa oração, possa manifestar seu amor infinito que nos ajuda a voltar para o caminho que ele quer para a nossa vida. Que ele, nessa semana santa, possa agir e renovar tudo com seu Espírito.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Com a quaresma chegando ao fim, estamos preparados para vivenciar novamente os momentos mais fundamentais da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Que ele, agora possa preencher todo o nosso coração com os sentimentos de coragem, paz e confiança. Que ele possa nos mostrar que com ele, o mundo não tem vez e podemos sempre ser pessoas melhores e mais de Deus.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Estamos chegando nos momentos cruciais e definitivos da história da salvação e por mais um ano somos convidados a ser a continuação dessa história. Como estamos nos preparando para vivenciar a Semana Santa? Como está nossa preparação para as celebrações e também para os momentos em família?
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.