
“E quem é o meu próximo?”
13 de julho de 2025
“Ai de ti…”
15 de julho de 2025
14 de julho, 2ª feira, 15ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 10,34-11,1
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus diz aos discípulos que veio trazer a espada e não a paz. Costumamos confundir paz com “tranquilidade”. Não é essa paz que Jesus oferece.
Meditação: O que o texto me diz?
O que Jesus propõe trata-se de abandonar qualquer outra maneira de se relacionar com Deus e com os outros, e entrar na dinâmica que Ele manifesta em sua vida. É identificar-se com Ele em sua entrega total aos outros, sem buscar para si nada que possa ter cheiro-resquício de poder e glória. A oferta de Jesus é um chamado à liberdade: “se alguém quer me seguir…”,diz Ele. Caminhar com Jesus nos liberta da autossuficiência estéril e do auto centramento que nos fecha.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Diga ao Senhor que renuncia o que em você nega a Vida verdadeira. Peça ao Senhor pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Reflita: de que maneira exerces tua liberdade? Tens a clareza que escolher seguir a Jesus Cristo é ruptura com tudo aquilo que não defende a vida? Qual a medida da tua fidelidade ao Senhor? Procuras ter uma vida coerente com as exigências do Reino de Deus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Disse Jesus: “Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. Jesus nos ensina a escolhermos muito bem qual a vida que queremos: aquela que se perde na busca de querer tudo para si; ou aquela que se encontra na oferta de si mesmo a Deus e seu projeto de amor e solidariedade. Sê corajoso e entrega tua vida ao Senhor.
Equipe Lectionautas