
Não tenhais medo!
12 de julho de 2025
“E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”
14 de julho de 2025
12 de Julho, sábado, 14ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 10,25-37
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho deste domingo Jesus conta sobre um samaritano que avista no caminho, um homem, e um homem em perigo de vida; que fosse de outro povo ou outra religião é irrelevante. O bom samaritano vai além dos dados de ordem social, moral ou religiosa; avista, para além das diferenças, um ser humano igual a ele, e por isso irmão.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus responde à pergunta sobre “quem é o meu próximo”, dizendo ser uma pessoa “qualquer”, sem nome, que passa ao nosso lado e que, independentemente de qualquer ligação de afinidade ou de pertença, cai em desgraça e clama por auxílio. O pecado do sacerdote e do Levita é o da omissão: não fazem nada, nem mau nem bom. Para eles o amor a Deus foi incapaz de se expressar como amor ao próximo. A atitude do samaritano foi a de quem “chegou perto, viu e sentiu compaixão”. É a dinâmica da misericórdia!
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que seus pés sejam misericordiosos para que sempre se apresse em socorrer o próximo, dominando sua própria fadiga e cansaço. Peça ao Senhor que o liberte da indiferença que o impede de sentir as dores do mundo. Peça ao Senhor pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Contemple a cena descrita pelo evangelho. Imagine-se sendo o bom samaritano. Você se deixa afetar pela situação do excluído e marginalizado, vítimas de uma sociedade insensível? Quem é o seu próximo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“”Aquele que usou de misericórdia para com ele” lembra o evangelho de hoje sobre o samaritano que se fez próximo do homem caído. Parece que nos dias de hoje nos acostumamos com a miséria, com a violência, com a guerra, com o sofrimento e exclusão… e essas realidades não nos chocam. É como se não víssemos. O papa Francisco nos dizia assim:
“Caímos na globalização da indiferença. Nós nos habituamos ao sofrimento do outro. Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna…”
Equipe Lectionautas