“Senhor, se queres podes purificar-me”
8 de janeiro de 2021“Tu és meu filho amado”
10 de janeiro de 2021Leitura Orante de sábado depois da Epifania do Senhor.
09/01/2021 – Jo 3,22-30.
“É preciso que ele cresça e eu diminua” Jo 3,30.
Invocar o Espírito Santo com um canto ou uma oração. Fazer uns instantes de silêncio antes da leitura.
Leitura. O que o texto diz.
O Evangelho de João apresenta Jesus logo no início com obras e sinais. Mas hoje o texto mostra João, o Batista, fala sobre Jesus.
Ler Jo 3,22-30 em voz alta, pausado. Fazer uma segunda leitura do texto, silenciosa, procurando observar detalhes de local dos fatos, personagens, se há referência a hora, desses fatos, ações e reações dos personagens e suas falas, diálogos, comentários do narrador.
Tente recontar o que fixou da narrativa. Onde aconteceu? Quais personagens? O que disse ou fez cada personagem? O que há no texto em relação a Jesus?
Meditação. O que o texto diz pra mim.
Entro no texto, como um expectador. E vejo a cena que acontece. Passeio, em silencio, no meio dos personagens, ouço suas falas e ações. E algo me chamou mais a atenção. O que foi? Por que? O que esse texto diz pra mim que mais me despertou o olhar nesse passeio, a atenção
Em silêncio medito sobre o que o texto diz pra mim. Alguma palavra, frase me levaria a condensar o que me despertou e diz pra mim?
Oração. O que eu digo a Deus.
É momento de me dirigir a Deus. Responder a Ele a partir do que me revelou no texto, na meditação, através de seu Espírito Santo. Falar como a um amigo, passear junto com Ele, falando. Posso agradecer, louvar, pedir, manifestar dúvidas, falar de mim, de minha relação com Ele, com outros, com o tempo, o mundo. Sou livre para dizer o que penso, como penso, como amigo e discípulo. Oro com todo meu ser, toda minha vida. Ele compreenderá, sempre.
Contemplação. O que o texto faz em mim.
Ler a Palavra do Senhor é abrir-se a uma relação com o que Ele se revela na Palavra. N silêncio, vivo momentos de contemplação, pois nele o Senhor pode fazer com que sua Palavra me transforme, aja em mim. Deixo fluir meu pensamento ao sabor do que o Senhor desejar. Que a ação de sua Palavra chegue ao meu coração, e me transforme.
Silêncio.
Ação. O que o texto me chama a agir.
Os textos do Evangelho podem me solicitar modos de agir, de crer na minha fé, de fazer com que vida e fé sejam coerentes, e que não haja dissociação entre elas. O Senhor me chama a agir de algum modo, na fé, na comunidade, na família, na sociedade a partir desse texto Me solicita algo, compromisso, ação concreta?
Marco Antonio Tourinho
Teólogo leigo – Belo Horizonte-MG