Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna
20 de abril de 2023“Sou eu. Não tenhais medo”
22 de abril de 20232ª SEMANA DA PÁSCOA
Sexta-feira – 21/04/23
Jo 6,1-15 – “É preciso participar para que o milagre aconteça”
Leitura: O que o texto diz?
Uma grande multidão seguia Jesus e ele percebeu que era preciso dar de comer àquele povo. Num diálogo com Filipe, Jesus pergunta onde iriam comprar pão para dar a multidão. Jesus sabia o que fazer, mas pôs Filipe a prova. Filipe afirma que não teriam dinheiro suficiente para tal compra. André diz que ali havia um menino com cinco pães e dois peixes, mas que isto nada significava diante da situação. Jesus pediu que a multidão de sentasse na relva, tomou os pães e peixes, deu graças e distribui-os para comerem à vontade. Após comerem, recolheu-se doze cestos com o que sobrou. Aquele sinal entusiasmou a multidão que queria aclamar Jesus como rei e Ele retirou-se, sozinho, para o monte.
Meditação: O que o texto me diz?
Que “o nosso Deus, é um Deus que faz e faz a gente fazer”. Jesus poderia, simplesmente, resolver a situação como quisesse, afinal Ele é Deus, mas quis contar com a participação de todos, pois era preciso ensinar a pescar e não somente dar o peixe. Primeiro, Jesus, provoca Filipe, depois André, depois o menino e enfim a multidão. Mais importante que multiplicar é ensinar a colocar a disposição aquilo que se tem. Jesus quer resolver a situação, ensinando a todos sobre a partilha e a solidariedade. Se cada um colocar à disposição o que tem, o milagre acontece, todos se alimentam com fartura e sobra o suficiente para outros.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor, que estejamos sempre atentos as necessidades dos outros, que saibamos nos compadecer com o sofrimento do outro e busquemos soluções. Soluções que nos ensinem a partilhar, colocando a disposição o que temos, acreditando e participando do milagre que faz a diferença na vida do outro. Quando todos partilham, mesmo que pouco, ninguém passará necessidade e ainda sobrará. Senhor, que sejamos sempre os primeiros a oferecer os pães e os peixes, pois assim será possível a multiplicação tão necessária.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quantas multiplicações aconteceram a partir de pães e peixes oferecidos e nós nem percebemos! Como é bom nosso Deus, que nos quer participantes do milagre, que nos quer participando da multiplicação. Como é forte esta reflexão que nos mostra que tudo é possível, quando nos colocamos por inteiro, quando nos entregamos, quando nos oferecemos. O milagre da multiplicação sempre acontecerá, quando primeiro vier a oferta. Dar para receber, é um milagre, que o mundo precisa conhecer mais e melhor. Sejamos os primeiros a oferecer os pães e os peixes.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Este ano, a Campanha da Fraternidade nos falou da fome e vimos a triste realidade de quem não tem o que comer. Será que temos oferecido os pães e peixes para a multiplicação? Muito podemos fazer a partir desta proposta de Jesus: oferecer o que temos, dar graças pelo que se tem, ver a multiplicação acontecer, alimentar a todos, guardar o que sobrar para que nada se perca. Aprendamos com nosso Deus, que faz e faz a gente fazer. E ajudemos a amenizar a fome de tantos.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG