
‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’.
30 de outubro de 2025
31 de outubro, 6ª Feira da 30ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 14,1-6
Leitura: O que o texto diz?
Em uma refeição na casa de um dos chefes dos fariseus, Jesus se depara com uma situação gritante: uma pessoa doente, precisando de ajuda, está ali, diante dele e dos demais, num dia de sábado. Ninguém move um dedo para ajudá-la porque a Lei não permitia fazer nada em dia de sábado. Jesus os questiona sobre a Lei do sábado, mas eles se calam. O silêncio, nesse caso, significa omissão de socorro. Jesus não pode compactuar com isso. Há diante deles uma vida correndo risco. Para o espanto de todos, ele tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Tomar pela mão significa ser solidário, fazer algo pelo outro, ajudar, comprometer-se com a vida dos que sofrem; enfim, é a essência dos ensinamentos de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Como eles permaneceram em silêncio, talvez chocados pelo seu procedimento, Jesus os questiona mais uma vez: Se alguém de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tiraria logo, mesmo em dia de sábado? Eles permaneceram em silêncio. Há casos em que a vida não espera. Jesus justifica dessa maneira sua ação libertadora na vida daquele homem. É isso que ele espera de cada um de nós. Se nos omitirmos em socorrer nossos irmãos necessitados, ele se entristece conosco, pois seus ensinamentos consistem no amor ao próximo e este amor se revela nas horas mais delicadas, quando as necessidades se afloram. É nessas ocasiões que revelamos nosso verdadeiro amor a Deus e nossa fidelidade a Cristo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
-Peça ao Senhor a graça de amar e servir, como Jesus, aos irmãos mais necessitados. É prioridade está atento aos irmãos, fazendo em favor deles o que podemos, para ajudá-los numa vida libertada de todos os males.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você procura amar como Jesus nos ensinou? Que desafios encontra no cotidiano para amar como Jesus? Você tem consciência de que o amor de Jesus supera todo e qualquer sacrifício? Está ciente que a prática deste amor não está em função de nenhum limite de tempo e lugar?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“… É permitido ou não curar no sábado? Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem, curou-o e o despediu.” Jesus nos ensina priorizar sempre o bem que devemos fazer ao próximo necessitado. Que o Senhor lhe dê a graça de amar e servir como Jesus.



