“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.
18 de janeiro de 2022Jesus e seu ministério na Galiléia
20 de janeiro de 2022QUARTA FEIRA – 19/01/2022
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mc 3,1-6
“É permitido no sábado fazer o bem ou o mal”?
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.
Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a compaixão de Jesus que se preocupa e cuida de todos.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Ao entrar na sinagoga, Jesus viu um homem de mão seca. Era dia de sábado. Os fariseus também estavam lá e observavam Jesus.
Este dirigiu-se ao homem da mão seca e disse-lhe: Levanta-te! Venha para o meio! Dirigindo-se aos presentes, perguntou-lhes: Em dia de sábado, o que permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar? Eles ficaram calados. Pedindo ao homem para estender sua mão, Jesus o curou. Os fariseus com os partidários de Herodes saíram dali e começaram a tramar contra Jesus, a maneira como haveria de matá-lo. Palavra da salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus foi à Sinagoga. Encontrou o homem de mão seca. Curou-o. Lá também se encontravam os fariseus e os herodianos que o observavam, pois era um dia de sábado. Eles estavam sempre à espreita, querendo eliminar Jesus. Para Jesus, a compreensão e a prática da Lei eram diferentes deles, pois sua finalidade última é preservar o dom da vida e da liberdade. A dificuldade dos fariseus de entenderem as ações de Jesus eram consideradas como uma dureza do coração. Não reconheciam Jesus como o Messias, e esse tempo estava chegando. E nós, reconhecemos Jesus como o Messias? Diante das fragilidades humanas, o que estamos fazendo para preservar o dom da vida das pessoas? A minha? A sua?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Elevemos nossa oração a Deus. O que pedir ou agradecer? Que o Senhor nos ajude a ter esse olhar de compaixão.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus na sinagoga, o homem de mão seca. A Sinagoga estava cheia e todos o observavam para ver se ele iria curar no dia de sábado. Eleve sua imaginação e perceba a coragem de Jesus diante de seus opositores. Comtemple e aprendamos com Jesus
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, o que essa prática de Jesus me leva a fazer? Que compromisso proponho assumir?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.