
Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra
25 de novembro de 2025Quando estas coisas começarem a acontecer…
27 de novembro de 2025
26 de novembro, 4ª feira, 34ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 21,12-19
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus apresenta aos discípulos um contexto de conflito e perseguição por causa do anúncio do seu nome, do seu projeto, do seu Evangelho. Jesus deixa claro que os seus seguidores enfrentarão dificuldades com as autoridades, diante de quem deverão depor, e diante dos próprios familiares e amigos. Porém, seja como for, o Senhor lhes dará a palavra certa e protegerá.
Meditação: O que o texto me diz?
Enquanto o Reino não for plena realidade, os conflitos acontecerão, pois haverá quem não olhe o mundo pelas lentes do amor. E, enquanto os conflitos acontecem, é preciso anunciar pelo testemunho, para que mais pessoas se abram ao Reino de Deus. Seguir Jesus no dia a dia exige coragem. Queremos seguir Jesus, mas nem sempre estamos dispostos a nos comprometer. Entretanto, precisamos ter em mente que essa obra não é nossa, é de Deus. Somos porta-voz do Evangelho, seja no que fazemos ou no que falamos; seja na vida em sociedade ou na convivência com os amigos e a família.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a coragem para viver e testemunhar o Evangelho. Peça também pelos cristãos que estão sofrendo perseguição neste momento em vários lugares do mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você testemunha o amor de Jesus? Você procura ser heroico perseverando no amor a Deus e ao próximo, na adversidade e na alegria? Como você anuncia o Reino de Deus? Como você reage aos ataques contra a Igreja e os cristãos em várias partes do mundo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Todos vos odiarão por causa do meu nome”, diz Jesus no evangelho de hoje. O testemunho de Jesus exige rompimento com estruturas injustas, mesmo que estejamos acostumados com elas. Exige disposição até mesmo para um conflito conosco mesmos para superar hábitos e relações que não estão de acordo com o Evangelho que queremos testemunhar. Isso é conversão. Não queremos conflitos, mas queremos o Reinado de Deus. Diz a música “Se calarem a voz do profeta”:
Se calarem a voz dos profetas
As pedras falarão
Se fecharem os poucos caminhos
Mil trilhas nascerão
Comungar é tornar-se um perigo
Viemos pra incomodar
Com a fé e a união nossos passos
Um dia vão chegar


