“Orar sempre, sem nunca desistir”
12 de novembro de 2022A fé cura a cegueira
14 de novembro de 202213/11/22 – sábado da 33ª domingo do tempo comum:
Lc 21,5-19 – É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida.
Leitura: O que o texto diz?
Depois de tanto caminhar, Jesus chega à Jerusalém e sua viagem é concluída. Com Ele estavam muitas pessoas que, ao longo de seu ministério, se convenceram de sua mensagem e seus ensinamentos e abraçaram o projeto do Reino de Deus.Ao chegar em Jerusalém, Jesus percebe que algumas pessoas ficaram encantaram com a beleza do Templo, como de fato são belos e bem ornados nossos templos religiosos. Jesus, sabedor de sua missão, compreende que no Templo não está hospedado o Reino de Deus. Por isso, ao perceber como as pessoas estavam extasiadas, diante de tamanha beleza declara: “Quanto a estas coisas que contemplais, virão dias que não ficará pedra sobre pedra, tudo será destruído!”. Vejamos como Jesus procura conscientizar e catequizar as pessoas, mostrando a elas que, mesmo diante de tanta beleza, não era o Templo físico o essencial ou mais importante. O que Jesus fala não são palavras de ira e raiva. Ele profetiza que ali, onde é o lugar da manifestação de Deus, as pessoas ainda não se convenceram do amor e do projeto que Ele tem para a humanidade. Por isso nosso Senhor lamenta e, até, chora.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus, ao falar da destruição do Templo de Jerusalém não estava interessado na destruição dos edifícios, e sim, na destruição da vaidade e do orgulho humano; não vislumbrou a ruína dos muros e das pedras, e sim a ruína da vanglória. Sua presença rompe muralhas, afasta as pedras que impediam a manifestação da Vida. A possibilidade de rompermos com um hábito ou com um padrão em nossas vidas é a marca do Evangelho deste domingo. A primeira atitude é reconhecer que nossa vida está “estreita” e que precisamos nos colocar num horizonte diferente. Em Jesus acontece algo totalmente novo. Ele traz uma nova maneira de viver que não cabe nos nossos esquemas.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que abra seu coração para perceber a novidade da Vida que Ele está te indicando. Peça também para que ele te ajude a sempre cuidar do Templo mais importante: sua vida espiritual. Deus, através de filho Jesus, veio até nós, para nos revelar sua dinamicidade e o sempre novo que Ele nos oferece. Entreguemos a Ele nossa vida, nossas dificuldades, nossa falta de entusiasmo e nossa falta de fé. E peçamos a Ele a graça de construir edifícios, que não desabam, porque são fundados no alicerce do Amor.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Disse Jesus: “Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.” Deus está sempre conosco e nunca nos abandona! Mesmo que a vida nos faça duvidar da presença de Deus, faz-se necessário aguardar e esperar a ação de Deus.
Ação: O que o texto me faz agir?
Jesus nos exorta a prestar atenção para não sermos enganados, para que testemunhemos nossa fé com grandeza e fidelidade ao Senhor. Neste dia mundial dos pobres, provocados por Jesus que diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, peça ao Senhor pelos governantes deste país para que olhem para miséria e a fome de milhões de pessoas e zelem por políticas públicas que gerem dignidade e condições de vida digna para todos. Peça que ao Senhor que renove tua esperança a cada dia para que caminhe firme na fé sem esquecer os irmãos e irmãs que passam fome.
Equipe do Lectionautas.