“Sou eu. Não tenhais medo”
22 de abril de 2023“Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
24 de abril de 2023DOMINGO – 23/04/2023
3º DOMINGO DA PÁSCOA – Evangelho de Lc 24,13-35
“Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! E passou a lhes explicar as Escrituras”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Feche os seus olhos e abra o coração para a escuta da Palavra. Traga à imaginação a cena do Evangelho dos Discípulos de Emaús.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
O texto nos apresenta uma narrativa dos dois discípulos de Jesus que iam para um povoado chamado Emaús. Jesus aproximou-se e começou a caminhar com eles. Perguntou: o que iam conversando pelo caminho? Cléofas, lhe responde: Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregara para ser condenado à morte e crucificaram. Ele nos dizia que iria morrer, mas ressuscitaria ao terceiro dia, mas nada aconteceu. Nós esperávamos que fosse ele que salvaria Israel. Jesus diz a eles: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!” E passou a lhes explicar, nas Escrituras, as passagens que se referia a ele. Chegando perto do povoado, ele foi para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu a eles. Nisso seus olhos se abriram e eles o reconheceram. Felizes eles voltaram a Jerusalém, para contar aos onze o que tinha acontecido no caminho e como o tinha reconhecido ao partir o pão.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Leia novamente o texto na bíblia. Esta narrativa é refletida a partir da experiência da partilha do pão realizada por Jesus. Os dois discípulos estavam tristes e frustrados com a morte de Jesus, pois estavam na expectativa da chegada de um Messias libertador, glorioso e poderoso. Para eles, sempre foi difícil compreender a encarnação de Jesus, comunicadora de vida eterna. Jesus se revela a partir das Escrituras, explicando-a a eles. Aprendo com Jesus que posso conhecê-lo através das Escrituras, dar aos outros a conhecê-lo e partilhar alimentos com quem tem fome.
.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Chamados a caminhar com Jesus e fazer parte do seu discipulado, vamos rezar pedindo a Deus a possibilidade de realizar gestos semelhantes aos de Jesus. O que se pode fazer? Permita a Jesus caminhar com você e peça a ele ajuda. Tenha confiança e a certeza de que ele é amor e está pronto a atender nossos pedidos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Contemple a cena, sinta-a. O ressuscitado caminha com os discípulos que se encontravam desiludidos, sem esperança. Ao explicarem-lhes as Escrituras, nas passagens que falam sobre ele e ao abençoar e partir o pão para eles, levaram os discípulos a perceberem a presença do ressuscitado. Qual seria a minha reação diante dessa realidade? Perceberia o ressuscitado? Contemplemos as nossas realidades para que possamos reconhecer Jesus como o pão da vida, como dom de si mesmo, partilha e serviço.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que interpela e nos provoca para tomadas de atitudes, o que posso fazer? Como ajudar as pessoas diante das dificuldades atuais, as violências, a falta de alimentos? Podemos partilhar o pão?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.