Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo!
4 de abril de 2024“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!”
6 de abril de 202405 de abril, 6ª feira, Oitava da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Perceba as sensações corporais desde a cabeça até os dedos dos pés.
Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 21,1-14
No Evangelho de hoje, segundo o evangelista João, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos. Desta vez, à beira do mar de Tiberíades. Seus amigos estavam voltando de uma pesca. Jesus pergunta para eles: “Moços, tende alguma coisa para comer? Eles responderam: “Não”. E Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca e achareis”.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Os discípulos reconheceram Jesus, foi até ele, levou mais alguns peixes para comerem juntos, pois Jesus os convidara para comer com ele a refeição que tinha preparado para os seus. Eles não perguntaram a Jesus quem era ele, mas sabiam que era o Senhor. Mais uma vez Jesus, o ressuscitado se revela aos discípulos, no cotidiano de suas vidas: a pescaria. Assim também Jesus está sempre a nos revelar no contexto de nosso cotidiano.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de realizar o seu encontro com o ressuscitado, de dar testemunho dele ao mundo.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
“…Jesus veio, tomou o pão e lhes deu, e fez a mesma coisa com o peixe”, diz o evangelho de hoje. Os discípulos, que eram sete, obedeceram à palavra do Mestre e se surpreenderam com o excelente resultado da pescaria: “cento e cinquenta e três peixes grandes.” Chegando à margem, eles encontraram “um peixe na brasa e pão”, fruto da sensibilidade de Jesus que os convida para a refeição. Os símbolos aqui, remetem-nos à missão e reforça em nós a certeza de que ela só terá êxito se for acompanhada da presença e da palavra de Jesus.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Você tem dado atenção à palavra de Jesus? Pergunte a Jesus qual o “lado” certo para você lançar a sua rede? Pode ser se aproximando e conversando com pessoas que nunca viu, mas pode ser com pessoas bem próximas e difíceis de dialogar. O importante é descobrir onde lançar as redes.
Equipe Lectionautas