“José não tenha medo!”
18 de dezembro de 2023“E o seu reino não terá fim”
20 de dezembro de 202319 de dezembro de 2023, Terça-feira da 3ª semana do advento.
Procure um local confortável e faça silêncio interior. Respire profundamente.
Peça ao Espírito Santo que te ilumine para que a Palavra de Deus fecunde teu coração.
“E há de caminhar à frente deles ”
Leia Lc 1,5-25
Leitura: o que o texto diz?
Mais uma figura importante do tempo do advento nos é apresentada na liturgia de hoje. Zacarias, sacerdote do templo de Jerusalém e sua esposa Isabel eram tementes a Deus e levavam uma vida justa. Mas sobretudo, tinham fé no Deus de Israel, mesmo diante da esterilidade. O anjo Gabriel anuncia o nascimento daquele que reconduzirá muitos do povo de Israel para os caminhos do Senhor, com o poder e o espírito de Elias. A alegria que Gabriel anuncia não é somente para o casal, mas para todo o povo que esperava o seu salvador. Zacarias, diante de tão grande promessa, vacila. Perde a capacidade de falar para que o poder de Deus se manifeste por si mesmo a todos.
Meditação: o que o texto me diz?
Podemos imaginar como agiríamos se recebêssemos a notícia que recebeu Zacarias? Quais são as áreas da nossa vida onde mais precisamos cultivar a esperança em Deus? Através da simplicidade de Isabel e Zacarias, Deus manda o seu profeta João para o meio do povo com a missão de ser voz forte e profética, anunciando a necessidade de conversão para recebermos bem o Messias que está para chegar.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Utilize essa leitura para refletir sobre a necessidade da oração em silêncio e sobre a necessidade de conversão. A figura de João nos acompanha durante o advento nos alertando a necessidade de voltarmos para os caminhos do Senhor. Mas esse processo de conversão só pode acontecer mediante um exame profundo do nosso interior, da nossa vida, do nosso comportamento.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus anuncia! Mais uma vez somos chamados a levantar nossos olhos para o horizonte do futuro e ver que o auxílio do Senhor está chegando. No silêncio da contemplação deixe ele te consolar, mostrar que mais para frente as coisas serão melhores e que aqueles que caminham retamente verão sua justiça acontecer.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Onde estou vacilando na fé? O que me faz querer falar mais do que confiar? Precisamos refletir se somos como Zacarias, falando irresponsavelmente diante da desconfiança, ou se sabemos calar quando necessário, mostrando que Deus é o Senhor da nossa vida. Ele sabe de tudo e não nos abandonará na necessidade. Ele está conosco todos os dias, até o fim dos tempos.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará