
“Esta é a tua mãe”
15 de setembro de 2025
16 de setembro, 3ª feira, Memória de São Cornélio e São Cipriano
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 7,11-17
Leitura: O que o texto diz?
O que chama a atenção em primeiro lugar é que Jesus não continua seu caminho, detém-se para atender a dor desta mulher, toda sua atenção está nela, a quem dirige sua palavra que parece uma ordem: “Não chore!”.
Meditação: O que o texto me diz?
Ele não fica indiferente diante do sofrimento. O Deus que Jesus nos mostra é um Deus que sente e mais ainda sofre com seus filhos e filhas. Nossa vida é uma caminhada onde somos chamados a escolher a procissão que queremos seguir: a da vida ou a da morte. Em nossas tristezas e angústias, Deus chega inesperadamente e nos surpreende com sua alegria. Jesus sempre fica comovido diante da dor das pessoas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Converse com Deus sobre o caminho que escolhes a cada dia para seguir, para que percebas em teus passos o Senhor que vem ao teu encontro, de modo especial quando carregas trevas e escuridões e és tocado pela morte.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
És capaz de acolher a presença de Deus que visita o seu povo? Como está o teu discipulado? Tens como referência o Mestre da esperança? Em tuas fragilidades, consegues enxergar a companhia de Deus que te ampara e socorre?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo.” Jesus é o vencedor da morte. Sua presença entre nós é a visita de Deus em nossa humanidade ferida e sofrida. Quando perdemos tudo, quando não temos mais nada em que apoiar para sustentar nossa vida, Ele se aproxima e nos lembra do seu grande amor e o quanto é necessário prosseguir, sem parar, para alcançarmos, com ele, a vitória contra todo mal.