Todos ficaram admirados com seu ensinamento
31 de janeiro de 2021“Meus olhos viram a tua salvação”
2 de fevereiro de 202101/02/21 (segunda da 4ª semana do Tempo Comum): Mc 5,1-20 – “E começou a pregar tudo o que Jesus tinha feito por ele”
- Leitura: O que o texto diz?
Sob a presença do Espírito Santo, tome em mãos Mc 5,1-20. Leia atentamente se imaginando na cena. Acompanhe Jesus e seus discípulos saindo da barca na região dos gerasenos. Mais um homem aparece possuído por um espírito mau. O endemoninhado se prosta diante de Jesus e o espírito o conjura pedindo-lhe para não atormentá-lo. O Mestre mais uma vez expulsa o mal que se instala numa manada de porcos, símbolo de impureza. Eles são precipitados ao mar, lugar das tormentas. Se os moradores do lugar pediram para Jesus se retirar, o homem, que tinha sido endemoninhado, ficou grato e quer segui-lo. Entretanto, o Mestre não o chama para acompanhá-lo, mas o envia em missão para pregar em toda a Decápole. A Boa-Nova precisa se espalhar e contar com mais colaboradores.
- Meditação: O que o texto me diz?
Você continua admirado com o que tem acontecido. Jesus prega com autoridade e expulsa todo o mal. Retome o texto e perceba que versículos mais tocaram seu coração. Quais são as feridas, amarras ou situações de morte que procuram dominar você? Que opressões o Senhor deve agir com seu poder libertador? Deixe a Palavra tocar e mexer com você.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Apresente o que lhe vem ao coração: as situações pelas quais você precisa vencer e superar; aquilo que está “morto” e precisa voltar a viver; o desejo de ser grato ao Senhor pelas maravilhas que Ele fez em seu favor. A gratidão e a vontade de segui-lo vai expandindo o coração e tornando você cada vez mais livre.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Se o endemoninhado gritou “Jesus, Filho de Deus altíssimo”, por que você também não poderia? Invocar o nome de Deus é o mesmo que invocar sua presença em sua vida. Você pode repetir várias vezes, suavemente e bem devagar, essa invocação: “Jesus, Filho de Deus altíssimo”. Deixe-a penetrar no mais profundo de seu ser. Vá sentindo a paz que o nome poderoso de Deus produz em você. À medida que você vai repetindo, depois você vai silenciando e deixando ser completamente envolvido(a) pelo Senhor.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Um coração grato e generoso é capaz de dilatar e transformar o mundo em sua volta. Assim acontece com todo aquele que experimenta o poder salvífico do amor misericordioso de Jesus. Que atitudes você precisa assumir para banir o mal em sua volta? Quais os lugares pelos quais o Senhor confiou a você para que a Boa-Nova seja proclamada e testemunhada? Seja instrumento de Deus na vida de tantas pessoas que necessitam também experimentar aquilo que você já experimentou!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).