A verdadeira oração vem do coração
23 de outubro de 2022A que é semelhante o Reino de Deus?
25 de outubro de 202224 de outubro, segunda-feira da 30ª semana do Tempo Comum
Evangelho de Lc 13,10-17: “e começou a glorificar a Deus”
Leitura: o que o texto diz?
Convido a você hoje, ler esta narrativa e silenciar por alguns instantes com a palavra de Deus. Tendo silenciado, vamos observar as características do texto. Podemos ver os aspectos dos personagens, e novamente Jesus, durante o seu ensinamento reabilita a saúde de uma mulher encurvada. Neste período Bíblico, geralmente doenças e enfermidades eram denominadas como ações ocasionadas por satanás. Jesus realiza a cura e a mulher imediatamente glorifica a Deus. Há uma força contraria que provem do chefe da sinagoga, este diz que Jesus não pode fazer tal ação no dia de sábado, esclarecendo seu argumento com base na Torá (Dt 5,13-14). Mas Jesus faz a ressalva de que mesmo no dia de sábado se alguém se encontra preso, atado, e faz esta comparação aos animais, estes necessitam de cuidados. Mas antes de qualquer coisa, Jesus e a figura salvífica de Deus, o fato de Ele esta ensinando e curando no sábado, manifesta a ação criadora de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus espera confiantemente que nos despojemos daquilo que nos prende, e apresenta que em todo e qualquer instante está a nos esperar, a nos reabilitar no convívio comunitário. A graça de Deus requer urgência em nossos corações. E para isso, preciso deixar com que meu coração seja purificado por Deus. Veja o que o texto toca em seu coração!
Oração: O que o texto me faz dizer?
Deixemo-nos ser interpelados pela palavra de Deus. Rezando com algumas partes do texto, coloquemos nossa vida diante do seu olhar. E apresentemos aquela área que necessita ser revisada por nosso criador; dispondo de nossas enfermidades, feridas, mágoas, e insucessos. E no final, possamos louvar bendizer, e engrandecer nosso Senhor.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Ainda refletindo sobre os personagens, lembremos daquela mulher que não deixou ser amedrontada pelas palavras dos outros, mas teve a sincera confiança no plano Divino de salvação, que o Senhor Jesus tinha para lhe dizer, apresentar, e manifestar em sua Vida. O Evangelho nos conduz a glorificar o senhor com nossas forças.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Em nossa caminhada de vida cristã, somos sempre chamados a esta atentos a Jesus, e que nossa vida sempre será restabelecida por ele. Ou seja, bebemos espiritualmente e voltamos para a comunidade, pastoral, movimento que estamos inseridos em nosso ambiente vital. Deixemo-nos sempre ser conduzidos pela graça que vem do Espírito de Deus.
Ir. Gerfeson Moura,INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mora em Fortaleza-CE.