“Um profeta não é estimado em sua pátria”
3 de fevereiro de 2021Perseguidos, mas não vencidos, para herdar o Reino dos Céus!
5 de fevereiro de 202104/02/21 (quinta da 4ª semana do Tempo Comum): Mc 6,7-13 – “E começou a enviá-los dois a dois”
- Leitura: O que o texto diz?
Tome em mãos Mc 6,7-13. Jesus está chamando os doze para enviá-los em missão. Esteja com eles. Escute a instrução do Mestre. É preciso despojamento e prontidão. Alegrar-se com os que acolherem a Palavra de Deus. Mas voltar sem remorso e “sacudir a poeira dos pés” quando não quiserem ouvi-los. Parta com os doze e observe o que acontece pelo caminho: a pregação em torno da conversão; a expulsão dos demônios; a cura de numerosos doentes. Ou seja, os discípulos dão continuidade a tudo aquilo realizado por Jesus. Perceba como está o coração deles e também o seu.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto de Mc 6,7-13. Observe quais palavras mais marcaram seu coração. Você é capaz de perceber como um dos discípulos enviado em missão? Como o mandato missionário de Jesus repercute em sua vida? Permita que a alegria dos discípulos ao cumprirem seu chamado contagia também a sua missão.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Coloque-se à disposição do Senhor. Por mais que nossa vida seja repleta de altos e baixos, Jesus quer contar com você. Já que as palavras de Jesus já motivaram sua oração, apresente a Ele aquilo que você tem medo. Quais são suas maiores inquietações quanto à missão? Do que você precisa se despojar? Quais são as pessoas que você traz no coração e que são alvo dessa evangelização? Entre gestos e palavras, lembre-se que a Boa-Nova de Jesus mais que imposição, é um apelo que contagia e atrai aqueles que se deixam inquietar por ela.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Deixe o Senhor responder aos seus apelos, preparando-o(a) no silêncio do seu coração. Permita que a Palavra aja em todas as áreas de sua vida e renove sua vocação de discípulo. Experimente a alegria de confiar no Senhor e ao mesmo tempo de toda confiança depositada em você. Deixe-o sempre contar com sua colaboração!
- Ação: O que o texto me faz agir?
Sabemos da importância e da necessidade da missão. Que pessoas estão precisando de uma palavra amiga, consolo e oração? Perceba que Deus age nas pequenas coisas, mas que é preciso se dispor a fazê-las. Motive algum amigo ou familiar a rezar junto com você. Ou juntos possam enviar uma mensagem que revigore a vida e a fé daquele(a) que Deus for inspirando você.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).