“Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”
12 de março de 2022Uma boa medida
14 de março de 202213/03/22 (2º Dom da Quaresma): Lc 9,28b-36 – “É bom estar aqui”.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus subiu à montanha para rezar. Levou consigo Pedro, seus companheiros e você. A subida cansativa e os dias longos de caminhada deixam-nos com muito sono. Jesus rezando manifesta sua glória, sua aparência divina, seu rosto e suas vestes manifestam gloriosamente sua identidade. Jesus aparece conversando com a Lei (Moisés) e com os Profetas (Elias), confirmando sua missão nas duas figuras mais simbólicas para o seu povo. Os companheiros de Jesus despertam, assim que Pedro e os outros despertam sentem a necessidade de fazer tendas. Vocês reconhecem que estão diante de uma manifestação divina, ainda não sentem medo, a atitude é de encanto. Pedro não sabia o que dizia, afinal ele disse que era bom estar ali, sim era muito bom, presenciar o Cristo glorioso, sendo confirmado pela voz Divina, o que ele não sabia, era que aquele encontro trazia consigo o advento da morte do Mestre. O medo os atinge quando são engolidos pela nuvem, tudo bem sentir medo, você está cercado por uma densa nuvem que pode cegar sua experiência com o divino, que te desinstala e faz perceber que o seguimento de Jesus é permeado por sentimentos de medo, incertezas. Mesmo diante de toda essa manifestação você e as outras testemunhas da transfiguração se mantiveram calados, afinal, o que importa é “escutar o que Ele diz”.
- Meditação: O que o texto me diz?
A cena é bastante forte, Jesus está resplandecente. Como você se sente ao presenciar este momento? Como as batidas do seu coração estão, ao sentir a importância desse evento? Quais motivações te fazem querer fazer uma tenda para Jesus, Moisés e Elias? Encanto, pavor, interesse, cuidado, gratidão? O que você realmente sente se percebendo dentro desse texto?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Neste momento, deixando a palavra rezar em você, permita que Jesus leve-o consigo para a montanha, suba novamente com o mestre, abrace seus sentimentos, aqueles que mais te inquietam. O que o seu coração clama quando você se põe a reza? Deixa que Jesus te mergulhe nesta oração, e você possa dizer, “é bom estar aqui”, sabendo o que você está dizendo, louve a Deus por sua presença gloriosa em Jesus.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Os discípulos ficaram calados” e agora o seu silêncio não é atitude de omissão ou uma tentativa de reter para si, mas um mergulho profundo no mistério de Jesus orante, contempla no brilho da face Divina, a essência Criadora. Quando contemplas revela sua essência. Fomos criados para contemplar a face Divina, experimente um profundo silêncio e contemple.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Você é convidado, impelido a transbordar sua essência, o que você percebe e como se reconhece diante de Deus, agora se transforma em ação, não vais fazer uma tenda para o Senhor, mas para aqueles que precisam, quais pessoas estão em contato com você e precisam de tendas? Do seu cuidado e da sua atenção, você vai cercar essas pessoas de amor, esse amor que transborda da sua essência, a oração só tende a revelar quem tu és, segundo o coração de Deus. E se você está precisando de “tendas”, é hora de pedir ajuda e partilhar com os seus irmãos e amigos a sua necessidade.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE