‘Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!’
30 de janeiro de 2025‘Vamos para a outra margem!’
1 de fevereiro de 202531 de janeiro, 6ª feira, Memória de São João Bosco
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 4,26-34
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus conta novamente parábolas da semente que vai germinando e sem saber como, cresce. E, também sobre o grão de mostarda.
Meditação: o que o texto me diz?
O Evangelista São Marcos nos apresenta outra parábola de Jesus, trazendo a figura da terra e da semente. A semente que é lançada cresce silenciosamente no coração do homem e embora inicialmente pareça pequena e frágil, dia após dia vai crescendo e tornando-se uma árvore frondosa. Ao encontrar terra fértil, a semente do Reino de Deus cresce de forma misteriosa e conforme o tempo preciso. Deste modo, a vitalidade do Reino de Deus não se trata apenas da capacidade exterior do ser humano, mas principalmente da disposição em ouvir e acolher o ensinamento do Reino de todo coração.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a fazer da sua vida terra boa que acolhe a Sua Palavra e deixa o amor ir crescendo e fecundando tudo. Peça também o dom da paciência, da coragem e da espera!
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A Palavra de Deus é muito mais que um texto, é viva e se concretiza quando nos colocamos à disposição. Como você enxerga essa parábola em sua vida? O que o ensinamento de Jesus gera em seu coração? Em que medida você tem disposto seu coração como terra boa para que a Palavra encontre aí lugar para habitar e produzir frutos?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
‘O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra… e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.”, diz Jesus no evangelho de hoje. Acreditamos que o Reino de Deus cresce, sem que saibamos como e que por isso a vida e o amor terão sempre a última palavra.
Equipe Lectionautas