“Porque para Deus, nada é impossível”
24 de dezembro de 2023“Quem perseverar até o fim, esse será salvo”
26 de dezembro de 202325 de dezembro, 2ª Feira, Solenidade do Nascimento de Jesus.
Faça do seu coração morada do Menino Jesus. Acolha sua Palavra, que é Ele mesmo.
Leia Jo 1, 1-18
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho deste dia de Natal, traz-nos não um relato do nascimento carnal de Jesus, mas da geração eterna do Filho junto ao Pai. Muito além de celebrar o transbordamento do amor de Deus por nós dando-nos Jesus, celebramos o que Deus é em si deste toda a eternidade. Deus é Palavra eterna que uma vez acolhida, capacita-nos enquanto Filhos. Assim, todo aquele que acolhe Jesus, aquele ao qual João Batista veio dar testemunho, recebe o Deus eterno. Ao celebrarmos este Natal, somos convidados a intensificar nossa relação de intimidade com o Pai, na pessoa de Jesus. Releia esse evangelho atentamente, de preferência em sua Bíblia, grife as palavras que mais lhe chamam atenção, e com o auxílio do Espírito Santo busque compreender a mensagem que o evangelho de hoje deseja transmitir a você.
Meditação: o que o texto me diz?
Desde toda a eternidade, Deus que sempre foi o que é: amor, desejou doar a si mesmo pela humanidade. Precisamos mergulhar nesse mistério e compreendermos que o Natal do Senhor não foi apenas algo pontual da parte de Deus Pai, mas um sinal perfeito e concreto do transbordamento de seu amor. Um mistério que embora insondável, concretiza-se para nós quando abrimo-nos e permitimos que esse mesmo plano de amor do Pai seja efetivo em nossos corações e faça eco em nossas vidas. A partir dessa meditação, procure perceber agora o que o evangelho que meditamos hoje fala a você de modo pessoal. Se for necessário, releia, pare nas frases que mais lhe chamarem a atenção sem deixar que a Palavra de Deus penetre o mais íntimo do seu coração.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O que dizer ao seu Deus que desde sempre e para sempre não esquece de você? O que seu coração deseja expressar diante desta verdade? Que sentimentos, pensamentos e até quais palavras brotam nesse momento em seu interior? O mesmo Deus que desde sempre te amou, deseje todos os dias ouvir-te e acolher-te. Portanto, não perca esse momento oportuno de falar com teu Deus.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Fixe atentamente o seu olhar em toda boa obra que Deus realizou em você por meio da meditação de sua Palavra. No silêncio do seu coração louve, agradeça, comprometa-se com aquele que desde toda a eternidade tem te amado e zelado por ti.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
O que você precisa para amar mais a Deus? Pense em ações concretas que te conduzem a Deus seja em sua mudança de vida pessoal ou mesmo sendo instrumento dele para outra pessoa. Anote-as e seja fiel em cumprir cada ação que Ele inspirar em seu coração.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.