O sol que nasce do alto nos visitará
24 de dezembro de 2021“E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça…”
26 de dezembro de 2021Sábado, 25 de dezembro de 2021.
Jo 1,1-18 – E a Palavra se fez carne e habitou entre nós.
- Leitura: O que o texto diz?
No prólogo do Evangelho de João nos deparamos com um hino à Palavra de Deus, que se fez carne na pessoa Jesus. Ele veio para brilhar no meio da humanidade como luz, mas as trevas procuraram sufocá-lo. João Batista veio para dar testemunho dessa luz que brilhou para nós e que veio mostrar à humanidade quem é Deus.
- Meditação: O que o texto me diz?
No Natal celebramos a luz de Cristo que vem ao mundo para todos: não apenas para alguns. Essa luz do Senhor, do Verbo que se fez carne, nos enche de alegria e traz esperança ao mundo inteiro. Nasceu-nos um menino: o nascimento é sempre fonte de esperança, é vida que desabrocha, é promessa de futuro. E este Menino – Jesus – o Menino que a Virgem Maria deu à luz em Belém, nasceu para todos nós, sem privilégios nem exclusões. É o Filho que Deus deu à família humana inteira. Graças a Ele podemos nos dirigir a Deus como Pai e olhar para os outros e reconhecê-los como irmãos.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Vamos elevar ao Senhor as palavras de um hino tão belo que rezamos na Liturgia das Horas:
Do sol nascente ao poente cantai, fiéis, neste dia,
ao Cristo Rei que, por nós, nasceu da Virgem Maria.
Autor feliz deste mundo, tomou um corpo mortal.
A nossa carne assumindo, livrou a carne do mal.
No seio puro da Virgem entrou a graça dos céus.
Em si carrega um segredo sabido apenas por Deus.
O casto seio da Virgem se faz o templo de Deus.
Gerou sem homem um Filho, o Autor da terra e dos céus.
Nasceu da Virgem o Filho que Gabriel anunciou,
em quem no seio materno João, o Batista, exultou.
Não recusou o presépio, foi sobre o feno deitado;
quem mesmo as aves sustenta com leite foi sustentado.
Do céu os coros se alegram, os anjos louvam a Deus.
Pastor se mostra aos pastores quem fez a terra e os céus.
Louvor a vós, ó Jesus, que duma Virgem nascestes.
Louvor ao Pai e ao Espírito no azul dos paços celestes.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Com a festa do Natal Deus nos faz contemplar a forma singela e simples com que quis se aproximar de cada um de nós. Ele se fez um de nós. Ao contemplarmos o presépio recebemos muitos ensinamentos importantes:
– Olhando para Maria vemos uma mãe que contempla o seu Menino e O mostra a todos que vêm visitá-Lo. A sua figura faz pensar no grande mistério que envolveu esta jovem, quando Deus bateu à porta do seu coração imaculado e ela respondeu com obediência plena e total: “eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
– Ao lado de Maria, em atitude de quem protege o Menino e sua mãe, está São José, o guardião que nunca se cansa de proteger a sua família. José trazia no coração o grande mistério que envolvia Maria e Jesus. Homem justo, ele sempre se entregou à vontade de Deus a fim de colocá-la em prática.
– No Menino Jesus, Deus se apresenta na pequenez, na simplicidade e na ternura para fazer-se acolher nos nossos braços. Naquela fraqueza e fragilidade Ele esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e em suas mãos estendidas para todos nós.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir da contemplação do mistério do Natal somos impulsionados a:
– olhar para Maria com o propósito de responder com obediência aos projetos que a Palavra de Deus nos apresenta;
– olhar para São José e aprender com ele a sermos guardiões das nossas famílias e fiéis cumpridores da vontade do Pai;
– olhar para o Menino Jesus e deixar-nos envolver pelo amor de Deus, que se fez carne e veio habitar entre nós, oferecendo-se a cada um que Dele se aproximar com o coração aberto.
Que sejamos portadores da luz de Cristo a todos e que a esperança e a alegria que nos invadem no Natal sejam derramadas em cada um dos nossos dias.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.