O maior mandamento
6 de junho de 2024“Maria guardava todas as coisas em seu coração”
8 de junho de 20247 de junho, Sagrado Coração de Jesus
Jo 19,31-37 – “Do lado de Jesus saiu sangue e água”
Oração inicial, invocando a luz do Espírito Santo.
Abrir o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Abrir bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Jo 19,31-37.
O Coração de Cristo, traspassado pela lança, é símbolo do amor que triunfa, amor que se abre para derramar sobre os filhos e filhas de Deus as fontes da graça, os sacramentos, representados pelo sangue e a água. Por isso, a celebração da festa do Sagrado Coração de Jesus, nos conduz à essência da fé cristã: o amor de Jesus ao Pai e aos irmãos, amor fiel até a morte e para além da morte!
(Ler novamente o texto.)
Meditação: O que o texto diz a mim?
A festa do Sagrado Coração de Jesus é uma exaltação do amor. Deus nos amou tanto, que nos deu o seu único Filho para que tenhamos vida plena e eterna. Jesus, por sua vez, nos amou tanto, a ponto de dar a vida por nós. Com esse mesmo amor somos chamados a amar, pois não há como mostrar que o amor a Deus está em nós senão através do amor aos irmãos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradecer ao Senhor pelo amor que Ele derramou em seu coração e pedir a graça de amar como Jesus amou e de fazer esse amor se expandir nas relações com o próximo.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos. O verdadeiro amor foi manifestado no coração de Jesus: é gratuidade, é doação da vida. Vale recitar a jaculatória: “Coração de Jesus, abrasado de amor por nós, inflamai nosso coração de amor por vós”.
Como Maria, saborear em silêncio a Palavra de Deus, e repetir: “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra”.
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
O dia do Sagrado Coração de Jesus é também o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero.
Rezemos por todos e todos os dias, em particular pelos bispos e pelos nossos padres, para que sejam pastores segundo o coração de Jesus.
Pe. Elizeu Hilário de Souza – é presbítero da diocese de Teófilo Otoni-MG e reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus de sua diocese em Belo Horizonte-MG