Perdoar, perdoar, perdoar…
17 de setembro de 2023“Não chore!”…
19 de setembro de 202318 de Setembro, 2ª feira, 24ª semana do Tempo Comum.
Respire lentamente, aquiete seu coração. Faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho Lucas 7,1-10
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje a fé do centurião fala de sua humildade e confiança no Senhor Jesus. Essa atitude nos falta e é necessário que nos tornarmos abertos à bondade infinita de Deus, que é capaz de receber e incluir pessoas de todos os lugares e de todas as crenças.
Meditação: o que o texto me diz?
As palavras do centurião para Jesus são consideradas pelo próprio Cristo como expressão original de fé. O centurião nos ensina que Deus veio para todos! Este centurião considerado pagão acredita na palavra de Jesus com uma fé simples e verdadeira. Está em jogo a vida do seu filho amado mas ele não se considera digno nem de ir até Jesus! A fé do centurião trouxe a saúde ao seu servo, como a fé em nosso coração traz “saúde” à nossa vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Repita devagar as palavras do centurião: “Senhor não sou digno(a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple a cena do evangelho. A fé do centurião faz crescer o desejo de viver na confiança em Deus. A nossa intimidade com ele, sobretudo na oração, na escuta de sua palavra vai fortalecendo e aumentando nossa fé.
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
“Digo-vos: nem em Israel encontrei tão grande fé.” nos diz Jesus no evangelho de hoje. Tenhamos a confiança suficiente para que não percamos a esperança que é tão importante atualmente. A palavra de Jesus alcança nossos corações quando estamos abertos e tranquilos! Deixemos Jesus entrar em nossa vida, em nossas casas, em nossos relacionamentos para fortalecer nossa fé e viver na incerteza de quem confia na Palavra e no poder de Deus. Deixemos que nossa fé ilumine nossas relações e nossas mentes para que possamos enxergar a presença do Senhor em nosso meio.
Equipe Lectionautas