“Vigiai”
3 de dezembro de 2023“Humildade do coração”
5 de dezembro de 2023Segunda-feira – 04/12/23 – -1ª SEMANA DO ADVENTO
Procure um lugar confortável, faça silêncio interior. Peça ao Espírito Santo que te acompanhe no caminho da escuta da Palavra de Deus.
Leia Mt 8,5-11 – “Dize uma só palavra”
Leitura: O que o texto diz?
Jesus entra em Cafarnaum e um oficial romano vem ao seu encontro e lhe suplica a cura de um empregado dele que não estava bem. O oficial faz uma profissão de fé, lindíssima, que conhecemos bem, pois a rezamos durante a Missa: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.” Jesus se admirou com tamanha fé. E podemos afirmar que a esperança contida nas palavras do oficial o conduziu até Jesus. O trecho do evangelho que lemos não nos fala da cura, mas sabemos que ela aconteceu e é narrada nos versículos seguintes.
Meditação: O que o texto me diz?
Quanta esperança e quanta fé! Como é belo ver a atitude do oficial que mostra como trata seus subordinados! Com respeito e buscando o bem deles vai atrás Daquele que é capaz do milagre. Como é lindo ver a atitude de Cristo, que acolhe, ouve, se encanta e cura! A atitude do oficial precisa ser repetida por nós, que precisamos ter a certeza de que Ele tudo pode em nossas vidas. E Ele vem chegando, pois é o Advento e precisamos ir ao seu encontro.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Senhor, eu não sou digna que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salva. Pelo teu amor, pela tua misericórdia, pelo teu acolher e pelo teu carinho é impossível não perceber como nos quer por perto e como nos quer curados, felizes e restaurados. Como é bom no sentirmos amados! Que possamos aprender com o oficial, que rompendo barreiras, com esperança e fé se aproxima e faz acontecer o bem, na certeza que o Senhor tudo pode e tudo quer! Senhor, que a tua palavra transforme vidas, sempre!”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar em como anda nossa esperança e nossa fé. Confiar em Deus e acreditar que Ele tudo pode é uma certeza que não pode faltar em nós. Como somos fracos na fé! Como não acreditar em nosso Deus que nos acolhe, que não impõe condições, que não cria barreiras, mas nos quer junto Dele. Esperar em Deus e crer no seu amor é uma alegria, pois nada pode nos abalar diante destas verdades. Uma só palavra pode mudar nossas vidas, basta crer.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Aproveitar este tempo forte, o Advento, para refletir: pensando no oficial, como temos cuidado daqueles que estão junto de nós? Temos nos preocupado com a situação em que se encontram? Que grande atitude teve o oficial! Que generosidade, que envolvimento! A esperança e a fé alimentaram sua atitude, mas o amor o impulsionou! O verdadeiro AMOR vem chegando no Natal e, portanto, precisamos nos reabastecer de sentimentos que nos aproximam Dele.O oficial nos apresentou sentimentos perfeitos e recebeu o milagre esperado.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG