Todo aquele que ouve as minhas palavras…
25 de junho de 2020“Os milagres de Jesus, apontam o Reino de Deus aqui na terra”
27 de junho de 2020Mt 8, 1-4 (26/06/2020) – “Diz Jesus: eu quero, sê purificado”.
Leitura: o que diz o texto?
O evangelho de hoje apresenta Jesus manifestando seu poder sobre todo o mal, principalmente a doença, pois esta, Jesus lhe pede discrição, pois queria que as pessoas viessem até ele por amor e não por buscas de benefícios, ao tempo que quer inaugurar em seus Apostolos um sacerdócio cujo a simplicidade e o serviço fossem seus motivadores e não a fama e regalias como no sacerdócio vigente. Toda ação de Jesus é um prelúdio à ressurreição e total diferenciação dos portentos realizados no judaísmo. As ações do Nazareno eram carregadas de simplicidade, discrição e amor ao próximo.
Meditação: o que me diz o texto?
Qual Jesus estou buscando: o que age na simplicidade ou um Jesus, rotulado, que se apresenta como um grande fenômeno populista? O Jesus que quero experimentar é o que não faz acepção de pessoas, o que está ao dos mais frágeis, ou apenas um Jesus segundo meus interesses pessoais ou dos do meu grupo seleto, ou que até poderá me beneficiar por causa dos ‘meus dons posto em serviço’? Qual o cristianismo que você busca: o profético e simples ou líquido e pomposo?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
A perícope apresenta um Cristo poderoso, porém cheio de simplicidade. Um Cristo que aponta a ressurreição e a partilha dos seus dons com os Apóstolos, a fim de que o reino de Deus seja vivido aqui na terra mesmo quando ele retorne para a direita do Pai do céu; mas antes ensina-os como se portarem. Qual a sua reação diante dessa postura de Jesus?
Reze! Deixe o próprio Jesus de Nazaré ser seu Mestre agora!
Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Tente, através do texto de Mt 8,1-4, contemplar Jesus agindo com tanto amor em meio aquele povo. Coloque-se na cena e sinta-se tocado pelo poder e simplicidade do Cristo. Permita-se ser tomado pela simplicidade dele, assim como tantos homens e mulheres foram tocados e se tornaram grandes por terem assumido, ao menos um pouco, a simplicidade di Filho de Deus humanado.
Ação: o que esse me faz agir?
O que se deixa tocar pelo poder que emana das Sagradas Escrituras se torna um novo homem. Em meio as diversas faces que o cristianismo foi tomando, devido a falta de comunhão, se faz necessário voltar os olhos para os atos de Jesus mesmo e dos seus apóstolos, que aprenderam tudo dele.
Aja! Seja forte, simples e corajoso discípulo dele! Que você acha?
Ir. Juarez de Araújo Passos, INJ*
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Filosofia pela Faculdade Católica de Feira de Santana-BA. Especialista em liturgia pelo Regional Nordeste 3 da CNBB.