Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas
22 de novembro de 2021Todos vos odiarão por causa do meu nome
24 de novembro de 202123 de novembro, 3ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Lucas 21, 5-11
Leitura: O que o texto diz
Estamos na última semana do ano litúrgico. A liturgia da Palavra vai nos conduzindo para refletirmos sobre o fim. O evangelho de hoje nos retrata o espanto das pessoas diante da beleza do templo. Jesus adverte que virão dias em que não ficará pedra sobre pedra. Numa linguagem ‘apocalíptica’ revela que tudo isso passará, mas ainda não será o fim. Não se deixe enganar com falsos profetas e nem falsas profecias. O Senhor está conosco.
Meditação: O que o texto me diz
Muitas pessoas buscam sinais que evidencie o fim do mundo. Jesus está falando do fim do templo, o que para muitos é a mesma coisa. Porém, a ocupação primeira do cristão está no tempo presente. Pois somente vivendo com fé, justiça e misericórdia alcançaremos a plenitude da vida. Devemos buscar sempre ouvir o Senhor, e não espantarmos com discursos fundamentados em sinais vazios. Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai. Não sabemos o dia nem a hora do fim, mas até lá, dispomos de um tempo de salvação no dia-a-dia que devo aproveitar.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que te ajude a discernir entre as vozes e os acontecimentos do nosso tempo, os caminhos do Seu Espírito. Peça também a graça de confiar no verdadeiro sinal Dele que é Cristo Jesus e não se deixar seduzir por falsos sinais que amedrontam e tiram a esperança.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Meditando sobre o tempo presente tenhamos a coragem de olhar para o tempo futuro. O Reino de Deus está acontecendo no meio de nós. Ele está sempre conosco, ontem, hoje e sempre! Esta mensagem apocalíptica de Jesus, cumpre-se na duração da nossa vida. Não sei o dia nem a hora do fim, mas até lá, disponho de um tempo de salvação que devo aproveitar. O mundo está cheio de contradições, falsos tesouros, perigos com aparência de bem. Centrado em Jesus e atento aos sinais dos tempos, não me deixarei vencer pelas crises, por maiores que sejam.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
É preciso discernir, entre as vozes e os acontecimentos do nosso tempo, os caminhos do Espírito de Deus em nós e no mundo. O cristão é este que vive atento a Palavra de Deus e sempre em discernimento.
Equipe do Lectionautas