“Meus olhos viram a tua salvação…”
29 de dezembro de 2021“… a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo”
31 de dezembro de 202130/12/2021 – quinta-feira
Evangelho de Lucas 2,36-40
“…Dia e noite servindo a Deus…”
De forma amorosa nos colocamos diante do Senhor para o nosso encontro diário…
Refrão orante: Dia e noite, vai o teu Espírito Senhor, comigo. Dia e noite, sei que estás junto a mim.
Leitura: O que o texto diz?
Silenciosos e atento como Simeão e Ana acompanhe hoje a sequencia narrativa da apresentação de Jesus no templo.
Ana, viúva, com 84 anos, que se dedicava a servir a Deus no templo com orações e jejuns, se aproxima. Ao ver Jesus, começou a louvar a Deus e falar do menino aos que esperavam a libertação de Jerusalém. Após realizarem a apresentação de Jesus no templo, conforme a lei, a família volta à Galileia e o Menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com Ele.
Meditação: O que o texto me diz?
Ana, como Simeão, possui fé profunda, fidelidade e entrega incondicional a Deus. Ela é profetisa, está com olhos e ouvidos atentos aos sinais da história e a manifestação de Cristo. Não se deixa paralisar, não é uma mera expectadora que assume uma atitude passiva, “… dia e noite servindo a Deus…”.
Ao reconhecer a chegada do Messias, celebra o fato de ter podido ver, encontrar-se com o senhor no fim da sua vida, transborda de alegria com louvores e agradecimentos.
Que outros aspectos esse encontro seu coração se demorou?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Senhor, dá-me a graça… da Fé comprometida, de estar aberto(a) ao Espírito, discernir a tua presença, de seguir com compromisso de vida, o testemunho e fé das pessoas que presenciaram o mistério da encarnação de teu filho JESUS.
Ajuda-me a ser atento(a), justo(a), alegre e portador da fé que se sustenta na graça da tua presença, mesmo em meio as adversidades. Amém
(Fale com Deus sobre suas esperas, sua confiança e seu desejo de se colocar na sua presença e à serviço do anúncio da alegria do mistério da encarnação, do “Verbo que se fez carne e habita no meio de nós”.)
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O que o texto provocou? Como anda sua fidelidade ao Senhor?
Que propósitos tem feito para buscar realizar a missão que Deus confia a você?
Ana coloca sua vida nas mãos de Deus, ser viúva nesse contexto certamente provocou grandes desafios contudo ela não desistiu.
Nesse período que temos passado de grandes dificuldades, polarizações, críticas, … como foi sua atitude, desistir ou se manteve firme, confiante em Jesus, Deus conosco?
Ação: O que posso fazer do texto?
Qual apelo a narrativa fez a você?
Como manter durante a vida inteira, a espera da realização da sua esperança?
Precisamos nos manter fieis, persistentes, como Ana, nos manter junto a Deus em todos os momentos e adversidades para conseguir suportar as dificuldades e nas alegrias para reconhece-las, louvar e agradecer. E assim como assumir ações de acolhida, serviço, anúncio do projeto de Deus na vida concreta?
Que a alegria da contemplação do Mistério da Encarnação no coloque, “dia e noite” em sintonia com o Senhor.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe de Especialização em Catequética da PUC-MG